Ele é nordestino, tem 65 anos e acabou de virar calouro de medicina. Francisco Fernando Bessa é potiguar de Taboleiro Grande. A cidade é pequena e quase 5 mil habitantes. Contudo, foi em São Luís, no Maranhão, que viu seu sonho virar realidade. Ele conseguiu aprovação Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).
De acordo com o próprio calouro, ele tem pouco mais de um ano que estudo. Tudo isso após passar 40 anos longe dos livros escolares. E conciliando com a profissão de garçom. “Chegava de noite e ia estudar até as 22h. Depois, acordava por volta das 4h e ficava até as 7h estudando. Estudava sozinho, por meio de conteúdos disponíveis na internet”, conta.
A princípio, ele conta que sentiu uma “felicidade inexplicável”, quando soube da aprovação. Francisco também conta das dificuldades que passou ao longo da vida. De família humilde, com 10 irmãos. E que agora, olhando pra trás, vê o tamanho de sua vitória. “Estou muito animado e não quero perder nem uma aula. Levanto todos os dias muito animado e espero servir de exemplo”, diz.
Ao mesmo tempo, no momento tudo o que Francisco quer é curtir sua vitória. Já raspou o cabelo e já se programa pra calourada de sua turma. Comemoração mais que merecida.