O Portal Agencia NE9 realizou ontem o I WEBINAR sobre o Turismo da Paraíba Pós-pandemia. O tema suscita grande debate, principalmente, pelo turismo ser uma atividade econômica importante para o desenvolvimento local e que, hoje, é fortemente afetada pelo momento de isolamento e distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.
A discussão teve como pano de fundo um cenário de inúmeras incertezas sobre como será a reativação do turismo no estado frente as novas exigências que se colocam para o retorno do “novo normal”. Afinal, que medidas são necessárias para que isso aconteça? Como o mercado do turismo paraibano deve reagir para ofertar um produto de qualidade neste momento desafiante do retorno? Quais são as perspectivas para o turismo no estado? No encontro estas e outras questões foram debatidas por algumas entidades representativas do setor.
Mediado pela advogada Tatiana Amaral (Mouzalas Azevedo- Advocacia) o debate contou com a participação de Ruth Avelino (PBTUR), Ferdinando Lucena (Centro de Convenções), Marcos Abrantes (Convention Bureau), Manuelina Hardman (Abih PB), Artur Lira (Abrasel), Breno Mesquita (Abav PB), Christiane Teixeira (Lukc Receptivo), Joelma Abrantes (Curso de Hotelaria/UFPB), Thiago Veloso (Curso de Turismo/UFPB) e a advogada Natália Souto, especialista em protocolos sanitários do Mouzalas Azevedo- Advocacia. As rodadas de discussões focaram sobre o que mudou ou está mudando no desejo do turista nacional e estrangeiro em viajar para a Paraíba. Sobre o que devemos valorizar e como podemos alcançar os novos objetivos para essa nova realidade. Afinal, quais são os próximos passos? O ponto incontestável entre os debatedores é que o retorno deve se basear em protocolos sanitários rígidos que devem ser seguidos pelos empreendimentos que queiram receber turistas, e sim, turistas bem mais exigentes quanto a segurança. A confiança nesse sentido será fundamental!
Nesse novo momento é que devemos mostrar o que a Paraíba já tem, nos posicionando como um destino competitivo pelas suas singularidades, pelas praias aprazíveis, pelo brejo bucólico e pelas experiências culturais inigualáveis. Devemos acreditar no nosso turismo criativo, devemos apostar nas novas tecnologias e, principalmente, devemos apostar no trabalho em parcerias. Se você não assistiu a WEBINAR do Portal Agencia NE9, não se preocupe! Você pode acompanhar as principais discussões desse importante debate sobre como pensar o Turismo da Paraíba Pós-pandemia.
FONTE: AGENCIA NE9