O Aeroporto Internacional do Recife passou a ocupar posição ainda mais estratégica no mapa do turismo internacional com o início da nova rota direta entre Madri e a capital pernambucana.
Operada pela companhia aérea espanhola Iberia, a ligação marca o retorno da empresa ao Estado após 15 anos e consolida Pernambuco como um dos principais acessos do Nordeste para visitantes da Europa.
O voo inaugural ocorreu no último sábado (13), conectando Recife ao Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas. Inicialmente, a operação conta com três frequências semanais — às segundas, quartas e sextas-feiras —, ampliando para seis o número total de voos diretos semanais entre Pernambuco e a capital espanhola.
A partir de janeiro, a Iberia prevê a expansão da rota para cinco frequências por semana, utilizando aeronaves Airbus A321XLR, com capacidade para 182 passageiros.
Para o Governo de Pernambuco, a nova ligação internacional representa mais do que um avanço na malha aérea. Segundo a governadora Raquel Lyra, cada novo voo internacional impulsiona a economia, gera empregos e amplia a visibilidade do Estado no exterior, fortalecendo o turismo e os negócios.

Recife como hub internacional do Nordeste
A nova rota é considerada estratégica para ampliar a conectividade entre o Nordeste brasileiro e a Europa, especialmente com o mercado espanhol, classificado pela Embratur como prioritário para o crescimento do turismo internacional no Brasil. Dados recentes apontam um aumento de 80% na emissão de passagens da Espanha para Pernambuco entre 2024 e o primeiro quadrimestre de 2025, sinalizando forte demanda pela conexão.
De acordo com o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o aumento das frequências para Madri amplia a exposição de Pernambuco no mercado europeu e fortalece o fluxo turístico internacional, especialmente em um momento de retomada e expansão do setor.
Administrado pela Aena Brasil, o Aeroporto do Recife reforça, com a chegada da Iberia, sua posição como principal portal aéreo internacional do Nordeste. Além de Madri, o terminal já conta com voos diretos para destinos estratégicos como Lisboa, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago, facilitando tanto o turismo de lazer quanto o de negócios.
LEIA TAMBÉM
- Nordeste tem mais de 4.500 vagas em concursos públicos
- Quais estados do Nordeste que terão mais isenção do Imposto de Renda?
- Setor de serviços cresce acima da média nacional e impulsiona economia da Paraíba
Conexão direta com a Europa
Para a Iberia, a nova rota faz parte de um plano de investimento de longo prazo no Brasil, país onde a companhia completa 75 anos de operação. Segundo Antonio Linares, diretor de vendas da empresa para Espanha, Portugal e Norte da África, a ligação Recife–Madri amplia de forma significativa a conectividade entre o Nordeste e a Europa, com expectativa de aumentar em até 25% a capacidade de conexões entre os dois países até 2026.
Com o novo voo, Recife se consolida como um dos principais pontos de entrada de turistas europeus no Nordeste, fortalecendo a cadeia do turismo, estimulando a economia regional e ampliando o protagonismo de Pernambuco no cenário internacional.
LEIA MAIS – Conheça 15 lugares inusitados para passar o Ano Novo no Nordeste


