O volume de serviços no Brasil se expandiu 9,2% em maio deste ano em comparação maio de 2021. O levantamento divulgado nesta terça-feira (12) pelo IBGE mostra ainda que todos os estados do Nordeste mostraram crescimento, sendo que somente o Ceará avançou 24,1%, seguido por Alagoas (18,6%), Tocantins (17,9%) e Paraíba (16,9%). Confira a evolução de todos os estados na tabela abaixo.
De acordo com o levantamento, o avanço do volume de serviços no Brasil foi acompanhado por 26 das 27 unidades da Federação. Por outro lado, o Distrito Federal (-4,3%) assinalou o único resultado negativo do mês.
Ao mesmo tempo, na comparação com maio de 2021, o volume do setor de serviços, ao avançar 9,2% em maio de 2022, registrou a 15ª taxa positiva seguida. O resultado deste mês trouxe expansão em quatro das cinco atividades de divulgação e contou ainda com crescimento em 62,0% dos 166 tipos de serviços investigados.
A princípio, os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,5%) e o de serviços prestados às famílias (39,0%) exerceram as principais contribuições positivas sobre o volume de serviços.
Em síntese, os números foram impulsionados pelo aumento de receita das empresas pertencentes aos ramos de transporte rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; rodoviário coletivo de passageiros; e navegação de apoio marítimo e portuário; no primeiro ramo; e de restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e atividades de condicionamento físico, no último.
FONTE: Da Redação do NE9