Para quem gosta da ideia de unir aventura e conforto, a charmosa Rota das Emoções cobre 14 cidades litorâneas de três estados do Nordeste. “O trajeto inclui alguns dos destinos mais interessantes do Brasil no momento: Jericoacoara, no Ceará, Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão”, diz Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, empresa referência nacional e internacional em viagens de incentivo e eventos corporativos, que sugere um roteiro imperdível para quem quer conhecer a rota. “Essa viagem é bastante especial porque nela encontramos o mix perfeito entre adrenalina e aventura, sem perder o conforto, convidando o turista a conhecer o melhor do nordeste brasileiro”, conta Sallowicz.
Veja, a seguir, as dicas do especialista para você aproveitar ao máximo sua viagem:
1.Aprecie o ecossistema exuberante
Toda a Rota das Emoções supera as expectativas de quem ama a natureza. “Mas alguns pontos merecem destaque, como os belíssimos parques nacionais de Jericoacoara, no Ceara, e dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. São verdadeiros patrimônios nacionais”, conta Sallowicz. “Outro ponto alto é o Delta do Parnaíba, considerado uma das mais belas paisagens do mundo. Este, inclusive, é o terceiro maior delta oceânico do mundo, atrás apenas dos rios Nilo (África) e MeKong (Vietnã)”, conclui.
. Reserve no mínimo oito dias
A Rota das Emoções pode ser feita em qualquer época do ano. Porém, é importante reservar tempo suficiente para conseguir curtir as principais atrações. “A melhor época para ir é entre os meses de julho e setembro, quando já passou a época de chuvas na região e as lagoas estão cheias”, explica Sallowicz. “Além disso, o ideal é reservar pelo menos 8 dias para aproveitar tudo”, diz.
3.Esteja preparado para a aventura
Muitos momentos dessa rota são de pura adrenalina. Os deslocamentos entre um lugar e outro fazem parte da beleza da viagem, com suas paisagens deslumbrantes. “O trajeto inteiro é de contato intenso com a natureza. Por isso, separe roupas leves e carregue o mínimo de bagagem”, recomenda Sallowicz. “Simplifique para curtir ao máximo”, aconselha o especialista.
4.Aproveite o roteiro para relaxar, praticar esportes e contemplar a natureza
Apreciar o pôr do sol da Duna de Jericoacoara, no Ceará, é uma das atrações mais incríveis da praia considerada santuário ecológico que arrebata corações em todo o mundo. “Vale a pena também aproveitar a vida noturna de Jeri, com seus bares, restaurantes, barracas de caipirinhas e forrós”, recomenda Silvio. “No Delta do Parnaíba, a revoada dos guarás é um momento arrebatador. Este momento, de retorno das aves para a chamada Ilha dos Guarás, é um verdadeiro espetáculo da natureza”, diz ele.
5.Desfrute da culinária
Aproveite toda a viagem para experimentar a excelente gastronomia da região. “Durante toda a rota existem ótimos restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia regional”, conta Sallowicz. “Na região do delta existem duas opções maravilhosas: a Casa de Caboclo (@pousadacasadecaboclo, www.casadecaboclo.com/) e o Restaurante Mangata (@restaurantemangata; www.restaurantemangata.com.br/), com uma mistura interessante entre a culinária local e pratos mais sofisticados”, diz o especialista. “Já em Atins, próximo dos Lençóis, uma boa pedida é o Restaurante da Carminha (@restaurante_carminha; no povoado Ponta do Mangue. Tel. 98 99176-7252), famoso pelo seu camarão”, conclui.
6. Conheça a rota dirigindo UTVS, quadriciclos ou pick ups 4X4
“As aventuras off road na rota contemplam as dunas nos Lençóis Maranhenses, lagoas diversas e praias cearenses”, diz Sallowicz. “Inclusive, nos Lençóis Maranhenses, vale muito mais a pena optar pelos quadriciclos do que pelas pick ups ou UTVS, já que eles conferem maior mobilidade e permitem acessar locais mais exclusivos nos Lençóis”, completa.