Empreendimentos produzirão 860 MWh/ano para abastecer 280 unidades consumidoras da empresa na região
Em parceria com a Gera, Vivo inaugura duas usinas solares em Sergipe
A Vivo inaugura esta semana, em parceria com o Grupo Gera, duas usinas solares no modelo de geração distribuída, nos municípios de Itabaiana e Lagarto, em Sergipe. Juntos, os empreendimentos produzirão 860 MWh/ano para abastecer 280 unidades consumidoras da empresa na região.
A usina de Itabaiana está instalada na Rodovia 235, em Sítio Vermelho, e a de Lagarto, na Rodovia SE-216, próximo ao povoado de Boeiro.
A iniciativa faz parte do projeto da Vivo para implantar 85 usinas de fontes solar, hídrica ou biogás em todo o Brasil. Atualmente, 33 delas estão em operação. No Nordeste, são previstas 13 usinas, sete delas já em funcionamento.
Segundo a empresa, 61% das usinas de geração distribuída serão de fonte solar, 30% hídrica (pequenas hidrelétricas), e 9% de biogás. No total, serão produzidos mais de 711 mil MWh/ano, o equivalente ao consumo de uma cidade com até 320 mil habitantes.
Programa de eficiência
A empresa de telefonia também está investindo em eficiência energética. Em 2021, o programa da Vivo conseguiu economizar 62,38 GWh. O desafio ambiental do grupo Telefônica é reduzir em 90% o consumo de energia por unidade de tráfego até 2025, na comparação com 2015 e permanecer com 100% de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.
“Signatária de acordos e instituições que promovem o consumo limpo e consciente de energia, como o RE100 (companhias comprometidas a atingir 100% de energia renovável no seu consumo para operações), a empresa tem voltado o olhar para o futuro”, diz em nota.