O Viva Usina retoma as atividades neste final de semana em João Pessoa, com destaque para a apresentação solo de Seu Pereira. Além disso, o projeto tem uma programação diversificada que promete encantar a todos os públicos. Tem performance artística com Hugo Félix, espetáculo circense com Guadalupe Merki e a exposição ‘Em nome do Pai’, de Robson Xavier. Todos os eventos ocorrem na Usina Cultural Energisa e a entrada é gratuita.
Sábado
No sábado, às 18h, o Palco Bonde receberá o espetáculo “Sarapatel”. É uma performance-ritual onde o autor, Hugo Felix, dança após consumir o sarapatel, uma receita tradicional de sua família. Este prato era consumido pelos mais velhos para lembrar a Parahyba, de onde a família se mudou para São Paulo. Hoje, Hugo retorna à Parahyba e, em uma retomada indígena, dança os estados corporais acionados pelo sabor, cheiro e memórias afetivas do sarapatel, honrando sua ancestralidade. Esta obra lhe rendeu o Prêmio Jovem Pesquisador 2021 e foi publicada nos anais do IX Congresso da ABRACE. “Sarapatel” foi apresentado na Semana Interartes no Departamento de Artes Cênicas da UFPB em 2022, mantendo seu ineditismo ao não participar de circulações através de editais culturais.
Show com Seu Pereira
Às 20h, a Sala Vladimir Carvalho será o palco do show de Seu Pereira. Conhecido por seu trabalho com a banda “Seu Pereira e Coletivo 401”, o artista está lançando seu primeiro álbum solo, “Módulo Lunar”. Durante a pandemia, Seu Pereira aproveitou o isolamento social para compor e produzir novas canções, resultando em um trabalho mais íntimo e romântico. O álbum conta com colaborações de renomados artistas, como Juvenil Silva e Chico Limeira, e apresenta uma sonoridade única e envolvente. Não perca a chance de conferir esse show exclusivo e emocionante!
Espetáculo “Trovoada Vem Aí” com Guadalupe Merki
No domingo, às 16h, a Sala Vladimir de Carvalho será tomada pela magia do circo com o espetáculo “Trovoada Vem Aí”, apresentado pelo grupo circense Guadalupe Merki. Guadalupe, que iniciou seus estudos em palhaçaria feminina em 2016, traz uma performance envolvente e acessível, ideal para toda a família. O espetáculo, pensado para a rua e com direção de Nyka Barros, promete arrancar risos e aplausos do público.
Exposição
Além das apresentações, a Usina Cultural Energisa abre suas portas para a exposição “Em Nome do Pai”, de Robson Xavier, que estará disponível para visitação de 25 de maio a 23 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h. Robson Xavier, artista visual e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta uma coleção de obras que refletem sua vasta experiência e profundo conhecimento em artes visuais. Não perca a oportunidade de apreciar o trabalho de um dos mais respeitados artistas visuais da região.
LEIA TAMBEM:
– Time do Nordeste tem a torcida mais fiel do país, diz pesquisa
– Nordeste entra na briga por sedes na Copa do Mundo Feminina
– Museus no Nordeste guardam a cultura e história regional
– Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio master da Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Serviço – Programação Viva Usina / Entrada gratuita
Quando: 25 e 26 de Abril
Site oficial www.vivausina.com
Contato para entrevistas: Dina Faria – 83 99686-0512