O projeto Viva Usina tem uma programação eclética para este final de semana com música, dança, contação de histórias, artes visuais e a já tradicional feirinha criativa e gastronômica. A entrada é livre.
Na sexta-feira (6), o grupo Looney Tunes apresenta o espetáculo ‘Raízes do Breaking’, que mostra a origem e a evolução da dança que faz parte da cultura hip-hop. O grupo, que tem mais de 10 anos de trajetória, busca propagar a arte de rua e combater o preconceito através da dança. A apresentação acontece às 20h, no Palco Bonde.
Já no sábado (7), é dia de Reggae na Usina Energisa. A banda Pedecoco comemora 15 anos de carreira com um show especial na Tenda da Música, às 20h. A banda, que mistura reggae com ritmos regionais, apresenta um repertório autoral que marca sua história, além de homenagear grandes artistas paraibanos.
Contação de Histórias
A escritora Aline Cardoso convida as crianças para uma tarde de contação de histórias, no domingo (8), às 16h, no Palco Bonde. Ela vai narrar obras contemporâneas e clássicas infantis, como ‘Amoras’ e ‘E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas’, de Emicida, ‘O menino azul’, de Cecília Meireles e ‘O tupi que você fala’, de Cláudio Fragata. A classificação é livre.
Artes Visuais
A Galeria Alexandre Filho recebe a exposição ‘Viva Nordeste’, da artista Zona (Amanda Laíza), que utiliza biotintas extraídas da natureza para criar um painel que celebra a essência da cultura regional. A obra traz elementos da cultura, do bioma, da arquitetura e das simbologias do Nordeste, em uma composição visual lúdica e colorida. A exposição fica em cartaz de 6 de outubro a 5 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 20h. A classificação é livre.
Feira Criativa e Gastronômica
O Projeto No Balaio promove uma feira criativa e gastronômica na área externa da Usina Cultural Energisa, de 6 a 8 de outubro, das 16h às 22h. A feira reúne empreendedores criativos que oferecem produtos de artesanato, decoração, moda, design e gastronomia. O projeto tem como objetivo incentivar o consumo consciente e fortalecer a economia criativa na Paraíba.
TV VIVA USINA
Também já está no ar o novo episódio da TV Viva Usina, que mostra tudo o que rolou na ocupação cultural da Usina Energisa durante o mês de setembro. O episódio conta com as participações do Coletivo de Teatro Aruã, Escurinho, Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguaras, Ariel Coletivo Literário, Cia Mutuca de Circo e Teatro, Jennifer Santos e Ximenes Mandela, Jota Lima, Guerreira Passos, Palhaço Bambam, Coco de Oxum, Mamulengo Estrela do Norte, Pablo Rabeca e Ser Tão Teatro.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.