Início » Entretenimento » Viva Usina chega em setembro com show de ‘Os Fulano’ e celebração da cultura popular nordestina

Entretenimento

Viva Usina chega em setembro com show de ‘Os Fulano’ e celebração da cultura popular nordestina

O projeto Viva Usina inicia o mês de setembro com um fim de semana repleto de atividades culturais gratuitas e que valorizam o potencial da cultura paraibana. De 12 a 14 de setembro, o público ...
Redação, da Agência NE9
8 de setembro de 2025 - às 09:50
Atualizado 8 de setembro de 2025 - às 09:50
4 min de leitura

O projeto Viva Usina inicia o mês de setembro com um fim de semana repleto de atividades culturais gratuitas e que valorizam o potencial da cultura paraibana. De 12 a 14 de setembro, o público terá acesso a uma programação diversificada. Ao mesmo tempo, contempla música, cinema, performances, artes cênicas e a já tradicional Feira Viva Usina, na área externa.

Um dos destaques é o show da banda ‘Os Fulano’, que sobe ao palco no sábado (13), às 20h, na Tenda da Música. O grupo é conhecido pelo trabalho de valorização da cultura nordestina e pela energia contagiante de suas apresentações.

Para Betinho Lucena, o Viva Usina carrega uma enorme importância na cena cultural paraibana, uma vez que tem dado oportunidade para diversos artistas que já estão na cena ou iniciando a carreira. “É muito importante mostrar essa diversidade cultural e dizer ao público que ele pode chegar junto, consumir e conhecer os artistas da nossa terra. O Viva Usina faz isso com maestria”, destaca.

Neste final de semana, o projeto retoma a tradicional Feira Viva Usina, que acontece das 16h às 22h, na área externa da Usina Energisa. A Feira oferece diversas opções de gastronomia, artesanato, música e atende todos os públicos que desejarem conhecer o melhor da economia criativa paraibana.

O projeto Viva Usina 2025 tem realização através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.

Sexta do cinema


A Sala Vladimir Carvalho recebe na sexta-feira (12), às 20h, a Mostra de Cinema Paraibano com ‘Rio Vermelho’, de William Bezerra. O filme conta a história de Josué e Alex, dois jovens que se apaixonam e fogem de suas famílias aristocráticas no interior do estado e vão viver às margens do Rio Paraíba.
Em seguida, será exibida a série documental ‘Despertar’ de Ana Letícia Filgueiras e Andrezza Campos. A obra audiovisual mergulha nas camadas do amor e convida os espectadores à introspecção, à escuta e à delicadeza num tempo que pede pausa e presença.

Sábado tem show na Tenda da Música

A banda nordestina ‘Os Fulano’ se apresenta no sábado (14) na Tenda da Música, a partir das 20h. De acordo com Betinho Lucena, triangulista do grupo musical, a banda quer elevar o astral do público presente em um espetáculo repleto de música autoral e clássicos da música nordestina. “Nós estamos com saudade de tocar ali no espaço da Usina Cultural. E vamos aproveitar esse momento para levar nosso som, nossa música e nossa essência para o palco”, comentou.

A banda que sempre expressou sua paixão pela cultura popular nordestina é composta por Lucas (acordeon), Thiago (zabumba), Betinho (Triângulo) e Jader (Cavaquinho). Juntos, os artistas enaltecem e celebram a música paraibana.

Assim, a programação tem continuidade na Sala Vladimir Carvalho, às 22h, com o projeto Mar di Fuego, que apresenta o espetáculo “Vermelho”. Desse modo, a performance combina elementos de pop eletrônico paraibano com voz feminina, com influências do dub, ragga e da música brasileira, em uma proposta de imersão nas intensidades da cor e do som.

Circo e contação de história para encerrar o domingo

Para encerrar a programação, no domingo (14), a Usina Energisa recebe no Palco Bonde, às 16h, o grupo Pano de Cuscuz. Ele apresenta o momento “Contos que o Povo Conta”, um encontro com a oralidade e a tradição popular nordestina onde o riso e a escuta se encontram com as raízes do povo.

Em seguida, às 17h, o grupo Mochilão de Arte apresenta o espetáculo ‘O Mochilão Abreu’ na Sala Vladimir Carvalho. A proposta do grupo é misturar circo, humor e música em uma viagem lúdica, repleta de malabares, monociclos e beatbox. Toda apresentação é guiada por Chiquinha e Shaguinho, que convidam os espectadores a fazer parte dessa divertida viagem junto com eles.

LEIA TAMBÉM