O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoVÍDEO: Meteoro risca o céu de três estados do Nordeste

VÍDEO: Meteoro risca o céu de três estados do Nordeste

Na noite desta segunda-feira (2), um fenômeno raro e espetacular foi observado por milhares de pessoas em três estados da Região Nordeste: um meteoro bólido, que é um tipo de meteoro que explode ao entrar na atmosfera terrestre, iluminou o céu com uma intensa luz verde e deixou um rastro luz.

O meteoro foi registrado por diversas câmeras da Clima ao Vivo e da Bramon, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, que possuem estações de observação em vários pontos do país. As imagens mostram o momento em que o meteoro surge no horizonte, atravessa o céu em alta velocidade e explode em uma grande bola de fogo.

- Continua depois da publicidade -

O fenômeno foi visto nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Algumas pessoas relataram ainda ter escutado estrondos. Ao todo, as câmeras capturaram o registro do meteoro em seis cidades.

A passagem do meteoro foi registrada em seis cidades de três estados do Nordeste.

O que são os meteoros?

Os meteoros são fenômenos naturais causados pela entrada de objetos sólidos na atmosfera terrestre. Esses objetos podem ser rochas espaciais, chamadas de meteoroides, ou fragmentos de cometas ou asteroides. Quando esses objetos entram em contato com o ar, eles sofrem um intenso atrito e aquecimento, gerando uma luminosidade que pode ser vista da superfície. Os meteoros que chegam ao solo são chamados de meteoritos.

Os meteoros bólidos são raros e ocorrem quando o objeto tem um tamanho maior do que o normal, geralmente acima de um metro. Nesses casos, a pressão do ar é tão forte que o objeto explode antes de atingir o solo, liberando uma grande quantidade de energia. Essa energia pode ser equivalente à explosão de uma bomba atômica, dependendo do tamanho e da velocidade do objeto.

 

Meteoros explosivos são incomuns

Um exemplo recente de um meteoro bólido ocorreu em Santa Catarina, no último mês de novembro, quando uma rocha espacial de 12 quilos entrou na atmosfera a uma velocidade de 147 mil km/h e explodiu sobre o estado, gerando uma claridade que foi vista em várias cidades.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem a capital da uva e do vinho do Brasil em pleno sertão
Estado do Nordeste impulsiona o Brasil a ser o maior produtor de algodão do mundo
Nordeste no TOP 3 dos melhores restaurantes do mundo para ir com a família
Juiz nordestino conquista a internet com jeito simples e sensível

A tabela abaixo mostra as cidades onde o fenômeno foi registrado.

EstadoLocalQuem registrou
PernambucoOuricuri/PEAtel Telecom
PernambucoFloresta/PEAtel Telecom
PernambucoAraripina/PEAtel Telecom
CearáPena Forte/CELinkCariri
CearáRegião de Iguatu/CECâmera de Segurança
ParaíbaPiancó/PBEduart B Caldas

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...