Início » Cotidiano » Viagem da Carreta do Transformador chega ao fim após 20 dias

Cotidiano

Viagem da Carreta do Transformador chega ao fim após 20 dias

Após quase 20 dias de viagem por rodovias federais e estaduais, finalmente chegou ao seu destino o transformador gigante que será peça-chave no funcionamento do Complexo Eólico Serra da Palmeira, localizado em Nova Palmeira, no ...
Redação, da Agência NE9
5 de abril de 2025 - às 07:11
Atualizado 5 de abril de 2025 - às 07:11
3 min de leitura

Após quase 20 dias de viagem por rodovias federais e estaduais, finalmente chegou ao seu destino o transformador gigante que será peça-chave no funcionamento do Complexo Eólico Serra da Palmeira, localizado em Nova Palmeira, no Seridó paraibano. A carreta com o equipamento, que partiu do Porto de Suape (PE), percorreu cerca de 400 km até alcançar a entrada do parque no fim da tarde de ontem (3).

O transporte, que mobilizou equipes do DER-PB, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, foi considerado um sucesso logístico. No trecho final, entre Soledade e Nova Palmeira, foram 39 km percorridos em 12h27, com velocidade média de apenas 3,13 km/h — um ritmo necessário diante das dimensões e do peso do equipamento.

População acompanhou com curiosidade

Em várias cidades por onde o comboio passou, como Campina Grande, Santa Rita e Soledade, moradores saíram às ruas para registrar o momento, tirar fotos e acompanhar a passagem do transformador. O gerente de transportes do DER, Fleming Cabral, parabenizou a população pela colaboração durante o percurso:

“Todos obedeceram às orientações de segurança. Houve empolgação e curiosidade, mas sem invadir a pista ou causar transtornos”.

Ao mesmo tempo, a operação contou com paradas programadas para manutenções técnicas e controle do tráfego. O comboio pesava aproximadamente 600 toneladas, considerando o peso total da carreta (113,7 metros de comprimento) e do transformador (250 toneladas).

Detalhes do transporte e do equipamento

Item Informação
Origem Porto de Suape (PE)
Destino Complexo Eólico Serra da Palmeira – Nova Palmeira (PB)
Distância total Aproximadamente 400 km
Peso do transformador 250 toneladas
Peso total do comboio 600 toneladas
Dimensões do transformador 1,2m (comp.) x 4,2m (larg.) x 4,5m (alt.)
Velocidade média (BRs) 7 km/h
Velocidade média (PB-177) 3,13 km/h
Duração do trecho final (Soledade–Nova Palmeira) 12h27min
Função do equipamento Converter energia eólica em elétrica para o sistema nacional

Potência e impacto do complexo eólico

O Complexo Eólico Serra da Palmeira contará com 108 aerogeradores e terá uma potência instalada de 648 megawatts (MW). Este número é suficiente para abastecer até 1,7 milhão de pessoas, conforme informou a empresa CTG Brasil, responsável pela obra.

Ao mesmo tempo, a chegada do transformador representa um marco importante para o avanço das energias renováveis na Paraíba. Além de ser um feito logístico que mobilizou estruturas estaduais e federais ao longo de três semanas.

A Carreta do Transformador se transformou em atração por onde passou.

Vem mais por aí

De acordo com informações, um novo transformador, com características semelhantes, já desembarcou no Porto de Suape. E deve iniciar o trajeto até Nova Palmeira no início de maio. Ainda não há definição se o transporte ocorrerá com a mesma carreta. Contudo, a expectativa é que a operação siga o mesmo nível de planejamento e sucesso.

A instalação do equipamento no parque eólico já começou. E em breve, ele deve começar a operar, conectando a energia limpa produzida no Sertão ao Sistema Interligado Nacional. A Paraíba, mais uma vez, se destaca como protagonista no avanço da matriz energética renovável do Brasil.