Os ventos fortes registrados nos últimos dias na região Nordeste têm favorecido a prática de esportes marítimos. Surf, vela, kitesurf e demais modalidades. Um exemplo disso ocorreu neste final de semana, em Fortaleza. Neste domingo, vários atletas amadores aproveitaram para praticar esportes marítimos enquanto quem estava na faixa de areia sentia a brisa aliviar o calor na Praia do Futuro, em Fortaleza.
“Esta época do ano tem menos nuvens, e o sol incide mais forte. A gente vem logo para a praia porque aqui tem, pelo menos essa, brisa”, afirma Mariana Sousa, que foi com a família aproveitar o descanso em frente ao mar. “Mas é preciso passar protetor solar sempre e buscar uma sombra”, frisou.
De acordo com Igor Soares, os meses do segundo semestre são os melhores para “pegar uma onda”. Aproveitando os ventos, o surfista está aprendendo o kitesurf. “É preciso aprender outras técnicas, mas a intimidade com o mar a gente já tem. Neste período do ano, tem mais vento, então toda hora pode ser hora de pegar o kite.”
No Ceará, agosto, setembro e outubro formam o trimestre em que costuma ventar mais. Ao mesmo tempo, a velocidade dos ventos chega a uma média de 36 km/h, que é observada principalmente na faixa litorânea. Já as rajadas podem chegar até os 60 km/h.
Veja a média das velocidades dos ventos a cada mês:
Janeiro: 22,2 km/h
Fevereiro: 18,5 km/h
Março: 16,3 km/h
Abril: 14,8 km/h
Maio: 19,6 km/h
Junho: 24,4 km/h
Julho: 28,1 km/h
Agosto: 31,5 km/h
Setembro: 31,1 km/h
Outubro: 29,6 km/h
Novembro: 27,4 km/h
Dezembro: 24,8 km/h
FONTE: Com informações do O Povo