Plano Nacional para o Desenvolvimento Ferroviário beneficiará o Nordeste

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O Governo Federal, sob a liderança do Ministro dos Transportes, Renan Filho, planeja lançar, ainda na primeira quinzena de fevereiro, um Plano Nacional para o Desenvolvimento Ferroviário.

O objetivo central é promover a modernização e expansão das ferrovias no Brasil, com foco na eficiência logística e redução do transporte rodoviário de cargas.

Logística no Nordeste: Importância Estratégica

O transporte ferroviário é fundamental para o desenvolvimento econômico do Nordeste, uma região com forte produção agrícola, mineral e industrial. As ferrovias:

  • Facilitam o escoamento de produtos como grãos, minério e combustíveis para os portos.
  • Contribuem para a competitividade regional, reduzindo custos logísticos.
  • Integram o mercado interno, conectando os estados do Nordeste ao restante do Brasil.

Além disso, a modernização das ferrovias impulsiona a sustentabilidade, ao reduzir a emissão de gases do efeito estufa em comparação com o transporte rodoviário.

Pilares do Plano Nacional

  1. Redução da Dependência Rodoviária:
    • Transferir o transporte de cargas pesadas para as ferrovias, diminuindo conflitos e custos logísticos.
  2. Modernização da Infraestrutura:
    • Substituir trechos ferroviários antigos, especialmente em áreas urbanas, para melhorar a integração logística.
  3. Atração de Investimentos Privados:
    • Apresentar projetos ao mercado e investidores para fomentar parcerias público-privadas.

Ferrovias no Nordeste

FerroviaStatusFinalidade/Extensão
TransnordestinaEm obrasLigação entre Eliseu Martins (PI) e os portos de Pecém (CE) e Suape (PE); escoamento de grãos e minério.
Ferrovia Oeste-Leste (Fiol)Em obrasConexão do oeste baiano ao Porto Sul (Ilhéus); transporte de minério e produtos agrícolas.
Ferrovia Transnordestina LogísticaEm funcionamentoTrechos operacionais para transporte de cimento, combustíveis e minérios no Ceará, Piauí e Pernambuco.
Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)Em funcionamentoTransporte de grãos e insumos industriais, conectando o Nordeste ao Sudeste e Centro-Oeste.

Declarações do Ministro Renan Filho

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC, o ministro destacou a urgência de remover ferrovias que atravessam áreas urbanas, como em São Paulo, onde o tráfego ferroviário impacta negativamente o cotidiano da cidade.

“Não dá para mudar totalmente porque as ferrovias foram construídas em outro momento. Com muitas curvas, é difícil competir com ônibus, caminhão e van. Precisamos de investimentos robustos para resolver essas questões”, afirmou.

O lançamento do plano reafirma o compromisso do governo em revitalizar o setor ferroviário, garantindo melhorias para a logística nacional, especialmente em regiões estratégicas como o Nordeste.

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