O Governo Federal, sob a liderança do Ministro dos Transportes, Renan Filho, planeja lançar, ainda na primeira quinzena de fevereiro, um Plano Nacional para o Desenvolvimento Ferroviário.
O objetivo central é promover a modernização e expansão das ferrovias no Brasil, com foco na eficiência logística e redução do transporte rodoviário de cargas.
Logística no Nordeste: Importância Estratégica
O transporte ferroviário é fundamental para o desenvolvimento econômico do Nordeste, uma região com forte produção agrícola, mineral e industrial. As ferrovias:
- Facilitam o escoamento de produtos como grãos, minério e combustíveis para os portos.
- Contribuem para a competitividade regional, reduzindo custos logísticos.
- Integram o mercado interno, conectando os estados do Nordeste ao restante do Brasil.
Além disso, a modernização das ferrovias impulsiona a sustentabilidade, ao reduzir a emissão de gases do efeito estufa em comparação com o transporte rodoviário.
Pilares do Plano Nacional
- Redução da Dependência Rodoviária:
- Transferir o transporte de cargas pesadas para as ferrovias, diminuindo conflitos e custos logísticos.
- Modernização da Infraestrutura:
- Substituir trechos ferroviários antigos, especialmente em áreas urbanas, para melhorar a integração logística.
- Atração de Investimentos Privados:
- Apresentar projetos ao mercado e investidores para fomentar parcerias público-privadas.
Ferrovias no Nordeste
Ferrovia | Status | Finalidade/Extensão |
---|---|---|
Transnordestina | Em obras | Ligação entre Eliseu Martins (PI) e os portos de Pecém (CE) e Suape (PE); escoamento de grãos e minério. |
Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) | Em obras | Conexão do oeste baiano ao Porto Sul (Ilhéus); transporte de minério e produtos agrícolas. |
Ferrovia Transnordestina Logística | Em funcionamento | Trechos operacionais para transporte de cimento, combustíveis e minérios no Ceará, Piauí e Pernambuco. |
Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) | Em funcionamento | Transporte de grãos e insumos industriais, conectando o Nordeste ao Sudeste e Centro-Oeste. |
Declarações do Ministro Renan Filho
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC, o ministro destacou a urgência de remover ferrovias que atravessam áreas urbanas, como em São Paulo, onde o tráfego ferroviário impacta negativamente o cotidiano da cidade.
“Não dá para mudar totalmente porque as ferrovias foram construídas em outro momento. Com muitas curvas, é difícil competir com ônibus, caminhão e van. Precisamos de investimentos robustos para resolver essas questões”, afirmou.
O lançamento do plano reafirma o compromisso do governo em revitalizar o setor ferroviário, garantindo melhorias para a logística nacional, especialmente em regiões estratégicas como o Nordeste.
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