O som das sanfonas vai embalar a região jaguaribana do Ceará, de 23 a 25 de agosto, com o 14º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte, tradicional evento que promove a valorização da cultura popular nordestina e proporciona momentos de interação cultural cidadã e entretenimento para toda a comunidade.
A programação tem acesso gratuito
No palco da Praça da Matriz, nas três noites, artistas locais, regionais e convidados nacionais se apresentam a partir das 20h30, ciceroneados pelo artista cearense Dilson Pinheiro. Entre as atrações, João Bandeira (CE), Clementino Moura (CE), Cezzinha (PE), Fulô de Algodão (RN) e Laís e Luiza Amaro (PB).
Na manhã de sábado, a programação musical acontece das 8h ao meio-dia na feira livre da cidade. É o Forró na Feira, com sanfoneiros profissionais, amadores, diletantes e aficionados se revezando em um palco aberto.
No IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Limoeiro do Norte, o Festival de Sanfoneiros promove ações formativas, como as oficinas de Luthieria e Afinação de Acordeon, para os alunos do curso de música, e uma palestra sobre “Produção artística e Novas Tecnologias”, para alunos universitários.
E durante o tradicional “Forró da melhor idade”, evento idealizado pela professora aposentada Maria Saraiva, que ocorre desde 2011, às quartas-feiras, na quadra do Colégio Patronato, será realizada a Conversa de Sanfoneiro, como parte da programação do Festival.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste vive “crescimento econômico extraordinário”
– Conheça os sete maiores bilionários do Nordeste
– Peixe-boi surpreende surfistas em praia paradisíaca do Nordeste
I FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA DO VALE DO JAGUARIBE
Como parte da programação do Festival, nos três dias, das 18h às 22h, também na Praça da Matriz, acontece a I FECVALE – Feira de Economia Criativa do Vale do Jaguaribe, reunindo artistas, artesãos e pequenos empreendedores locais e do Vale do Jaguaribe em um ambiente que celebra a criatividade e a sustentabilidade. A feira é uma realização do Instituto Brasil de Dentro (IBD) e do SEBRAE, com o apoio do BNB, CrediAmigo, CVT e Supermercado Nosso Atacarejo. No local, haverá ainda apresentações artísticas, workshops, oficina de fabricação de instrumentos a partir de material reciclável, atividades interativas para todas as idades, além de uma exposição de fotografias resgatando momentos da história do Festival, desde a sua criação.
ORIGEM DO FESTIVAL
Em 2024, o Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte comemora 56 anos de sua primeira edição, realizada em 1968. Na época, a grande fila de sanfoneiros que se formava na porta da Rádio Educadora Jaguaribana, em busca de divulgação, inspirou o radialista Luiz Gonzaga de Freitas, do programa “Vesperal do Volante”, a reunir estes artistas em um festival. Foram cinco edições realizadas até 1972.
Depois de uma longa pausa, o projeto foi resgatado em 2006 pelo Instituto Brasil de Dentro, que empreendeu o Grande Encontro de Sanfoneiros, em Limoeiro do Norte, com o apoio integral do fundador do Festival, o radialista Luiz Gonzaga de Freitas. Na primeira edição realizada pelo IBD participaram cerca de 40 instrumentistas de diversas regiões do Brasil em três noitadas de evento.
LEIA TAMBÉM:
– Startup Nordeste seleciona empreendedores para bolsa de R$ 6,5 mil
– Ouro, prata e bronze! O brilho dos nordestinos nas Olimpíadas
– Conheça os sete maiores bilionários do Nordeste
– Nordeste tem o “Caminho de Moisés”; entenda
O 14º Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte é realizado pelo Instituto Brasil de Dentro. Conta com o apoio cultural do SEBRAE, Sesc Ceará, BNB, CrediAmigo, CVT, Supermercado Nosso Atacarejo e da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. É apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº: 195/2022) e Ministério da Cultura.
SERVIÇO
14° Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte – De 23 a 25 de agosto de 2024 na Praça da Matriz de Limoeiro do Norte/CE. Programação com acesso gratuito. Rede social: @institutobrasildedentro