O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaVarejo acelera com Dia das Mães e fecha maio com alta de...

Varejo acelera com Dia das Mães e fecha maio com alta de 11%

O varejo brasileiro acelerou com o Dia das Mães e fecha o mês de maio com um aumento de 11%. Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indicam que, na primeira quinzena de maio de 2023, a média diária da movimentação financeira real dos pequenos e médios negócios do setor cresceu 11,1% ante abril de 2023.

Para elaborar a análise, o índice comparou a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 70 segmentos do varejo, a partir dos dados do IODE-PMEs. Em maio de 2023, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas à data comemorativa.

- Continua depois da publicidade -

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 660 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.


Figura 1: Evolução da média diária mensal da movimentação financeira real no comércio varejista
(Número índice – base: média 2022=100)

 

Fonte: IODE-PMEs (Omie). *Média diária de mai./2023 considera a movimentação financeira da primeira quinzena do mês

Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que, diante destes resultados, a análise dos dados do IODE-PMEs traz indícios de que o Dia das Mães pode ter exercido papel importante na evolução das vendas do varejo na primeira metade deste mês, considerando a aceleração observada ante abril de 2023. De toda forma, a comparação anual ( média diária de maio de 2022), evidencia o contexto geral mais desafiador enfrentado pelas PMEs do setor recentemente.

“Neste sentido, quando avaliamos os segmentos do varejo na primeira quinzena de maio, observamos que o resultado foi bastante heterogêneo entre aqueles mais influenciados pela data comemorativa. Entre os 10 segmentos com melhor performance no período – isto é, com evolução mais significativa na comparação de maio de 2023 ante maio de 2022 -, historicamente, ao menos cinco atividades são consideravelmente afetadas por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia das Mães”, ressalta Beraldi.

É o caso, por exemplo, do ‘varejo de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo’, ‘varejo de plantas e flores naturais’ e ‘varejo de artigos de vestuário e acessórios’, que mostraram os aumentos mais robustos na média diária no período recente. Outros segmentos relacionados com a data também mostraram avanços no período, como: ‘varejo de livros’ e ‘varejo de artigos de colchoaria’.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...