O varejo brasileiro acelerou com o Dia das Mães e fecha o mês de maio com um aumento de 11%. Dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indicam que, na primeira quinzena de maio de 2023, a média diária da movimentação financeira real dos pequenos e médios negócios do setor cresceu 11,1% ante abril de 2023.
Para elaborar a análise, o índice comparou a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 70 segmentos do varejo, a partir dos dados do IODE-PMEs. Em maio de 2023, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas à data comemorativa.
O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 660 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Figura 1: Evolução da média diária mensal da movimentação financeira real no comércio varejista
(Número índice – base: média 2022=100)
Fonte: IODE-PMEs (Omie). *Média diária de mai./2023 considera a movimentação financeira da primeira quinzena do mês
Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, explica que, diante destes resultados, a análise dos dados do IODE-PMEs traz indícios de que o Dia das Mães pode ter exercido papel importante na evolução das vendas do varejo na primeira metade deste mês, considerando a aceleração observada ante abril de 2023. De toda forma, a comparação anual ( média diária de maio de 2022), evidencia o contexto geral mais desafiador enfrentado pelas PMEs do setor recentemente.
“Neste sentido, quando avaliamos os segmentos do varejo na primeira quinzena de maio, observamos que o resultado foi bastante heterogêneo entre aqueles mais influenciados pela data comemorativa. Entre os 10 segmentos com melhor performance no período – isto é, com evolução mais significativa na comparação de maio de 2023 ante maio de 2022 -, historicamente, ao menos cinco atividades são consideravelmente afetadas por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia das Mães”, ressalta Beraldi.
É o caso, por exemplo, do ‘varejo de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo’, ‘varejo de plantas e flores naturais’ e ‘varejo de artigos de vestuário e acessórios’, que mostraram os aumentos mais robustos na média diária no período recente. Outros segmentos relacionados com a data também mostraram avanços no período, como: ‘varejo de livros’ e ‘varejo de artigos de colchoaria’.