Brasileirão 2026: como os clubes nordestinos estreiam na primeira rodada da Série A
O Campeonato Brasileiro Série A 2026 começa oficialmente nos dias 28 e 29 de janeiro, com a rodada inicial reunindo os 20 clubes da elite do futebol nacional.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)inicia os confrontos da Série A distribuídos em oito partidas na quarta-feira (28/01) e dois jogos na quinta-feira (29/01).
A princípio, para os times do Nordeste, Bahia e Vitória, a força baiana, a estreia traz desafios importantes já na largada da competição, com partidas que podem definir o ritmo das equipes na busca por melhores posições na tabela.
Nordeste em campo na abertura do Brasileirão 2026
Dois clubes nordestinos estão escalados para a primeira rodada da Série A:
📅 28 de janeiro (quarta-feira)
- Vitória-BA x Remo – 19h, no Estádio Barradão, em Salvador.
📅 28de janeiro (quarta-feira)
- Corinthians x Bahia – 20h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.
A princípio, o confronto entre Vitória e Remo marca o início da participação de um representante nordestino jogando em casa. Assim, o clube baiano busca bom resultado diante da torcida para embalar sua campanha desde o início da temporada, em um grupo técnico equilibrado na elite do futebol brasileiro.

Já o Bahia, tradicional clube da capital baiana, estreia fora de casa contra o Corinthians, um dos times mais tradicionais do país. Entretanto, a partida na capital paulista será um teste de competitividade para o Tricolor, que mira regularidade ao longo das 38 rodadas.
LEIA TAMBÉM
- Mudanças para tirar CNH chegam a estados do Nordeste
- Como o PT se prepara para consolidar alianças no Nordeste
- Conheça o baiano que transformou o Cacau em motor econômico e turístico do Brasil
Panorama do calendário
Antes de mais nada, a Série A deste ano terá 38 rodadas, com jogos distribuídos ao longo de todo o ano, seguindo o calendário definido pela CBF. A abertura foi antecipada para janeiro, em função de ajustes no calendário do futebol brasileiro para 2026.
Portanto, ao longo da competição, outros confrontos envolvendo clubes nordestinos deverão movimentar a tabela e gerar grandes expectativas entre torcedores da região, com clássicos estaduais, duelos contra gigantes nacionais e a busca por posições que garantam vaga em competições continentais nas próximas temporadas.


