Um dos fatores-chave para o sucesso da UFCG é o papel desempenhado pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica
No cenário acadêmico e de inovação brasileiro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) emerge como uma potência. Ela alcançou o segundo lugar no ranking de depositantes de patentes de invenção, ficando atrás apenas da Petrobras. Esse feito não é isolado, já que desde 2017 a UFCG tem se destacado como uma das maiores depositantes de patentes do país.
Os números impressionam: em 2023, a universidade somou 101 depósitos. Um aumento significativo de 60 patentes em relação ao ano anterior. Esse sucesso é por conta da abordagem estratégica da instituição. Ela investe em treinamento técnico e científico para seus pesquisadores. Além disso, estabelece parcerias com grupos estrangeiros e a iniciativa privada.
Entre as áreas de destaque nas patentes depositadas pela UFCG estão biomateriais, próteses, princípios ativos da Caatinga para uso medicinal e máscaras de proteção feitas a partir da quitosana, substância extraída da casca do camarão. Essas inovações posicionam a UFCG à frente de outras instituições renomadas, como a UFMG e as estaduais paulistas Unicamp e USP.
LEIA TAMBÉM:
– Cidades do Nordeste ganharão novos voos para a Europa
– FNE: Governo injetará R$ 36,6 bilhões em estados do Nordeste
– Descubra cinco destinos do Nordeste além das praias
– Conheça o local do Nordeste que é a bola da vez da mineração
Um dos fatores-chave para o sucesso da UFCG é o papel desempenhado pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), que auxilia os cientistas em todo o processo de registro de patentes, desde a prospecção tecnológica até a assessoria jurídica para contratos de transferência de tecnologia.
Projeto inovador e com parceria internacional
Ao mesmo tempo, um dos projetos científicos mais emblemáticos da UFCG é o novo radiotelescópio brasileiro, em colaboração internacional com universidades de diversos países. O equipamento, que será o maior da América Latina, tem como objetivo estudar a energia escura, uma das grandes questões não resolvidas da astrofísica.
Além de seu sucesso em inovação, a UFCG se destaca por sua diversidade de cursos e parcerias estratégicas com empresas nacionais e internacionais, como a Petrobras e a Microsoft, reforçando seu papel como um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking mundial aponta as melhores universidade do Nordeste
– Estados do Nordeste se destacam em Ranking de equilíbrio fiscal
– Nordeste é a região do Brasil que mais aumentou policiais; saiba mais
– Descubra o Morro do Chapéu, um paraíso no Nordeste
Em suma, o desempenho impressionante da UFCG no registro de patentes reflete não apenas sua expertise científica. Também mostra seu compromisso em transformar o conhecimento em soluções práticas. Dessa forma, impactam positivamente a sociedade e impulsionam o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
Foto: Laboratório de Engenharia de Pavimentos da UFCG