A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou nesta semana, a inclusão da disciplina de Surfe no currículo dos estudantes matriculados no curso de bacharelado em Educação Física, com inscrições abertas para o semestre letivo 2023.2.
Essa inovação no ensino, pioneira no estado, tem como propósito abordar o surfe como uma profissão, englobando habilidades físicas e técnicas. Além das aulas teóricas, estão programadas atividades práticas na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, durante os meses de janeiro e fevereiro.
A disciplina também oferecerá conteúdos relacionados ao planejamento e execução de intervenções em letramento, modelos de empreendedorismo, estratégias de avaliação, e aspectos biopsicossociais e culturais do surfe.
Os estudantes que se inscreverem nessa disciplina terão a chance de participar de aulas teóricas ministradas na Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (Segel) da UFPE, enquanto as aulas práticas serão realizadas na pitoresca praia de Itapuama. Além disso, os alunos terão a oportunidade de explorar as perspectivas oferecidas pelo esporte no contexto do curso de Educação Física, assim como familiarizar-se com os diversos nichos de mercado, serviços e cenários possíveis de atuação profissional.
Tony acrescentou:
‘A formalização e inclusão do surfe como modalidade olímpica abre um leque de oportunidades que estão por serem exploradas’.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem a capital da uva e do vinho do Brasil em pleno sertão
– Estado do Nordeste impulsiona o Brasil a ser o maior produtor de algodão do mundo
– Nordeste no TOP 3 dos melhores restaurantes do mundo para ir com a família
– Juiz nordestino conquista a internet com jeito simples e sensível
O surfe está experimentando um crescimento exponencial tanto a nível global quanto no Brasil, onde grandes nomes como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Adriano de Souza têm contribuído para essa ascensão. Além disso, o esporte ganhou seu lugar no cenário olímpico durante os Jogos de 2021, sediados em Tóquio, Japão.
Cabe ressaltar que as aulas serão disponibilizadas exclusivamente para os estudantes de Educação Física da UFPE, sendo integradas à grade curricular da instituição. As inscrições estão programadas para ocorrerem entre os dias 11 e 16 de outubro, devendo ser realizadas através da plataforma oficial da universidade.
REDAÇÃO