O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoDescubra a nova rota de Turismo no interior da Paraíba

Descubra a nova rota de Turismo no interior da Paraíba

Foi lançada, nesta terça-feira (8), a primeira etapa da Rota Turística Ciclos do Brejo, uma iniciativa do Sebrae/PB em parceria com outras entidades, que visa unir história, cultura e tradição através de um roteiro que abrange nove municípios da Paraíba.

A princípio, o percurso revela as raízes coloniais da região. Dessa forma, destacando os ciclos econômicos da cana de açúcar, do café e do algodão, que continuam a influenciar a economia local.

- Continua depois da publicidade -

O Afroturismo também ganha relevância, oferecendo visitas aos quilombos e proporcionando uma imersão nas raízes culturais que moldaram a identidade e a gastronomia do Brejo paraibano.

Foto Rota Ciclos do Brejo
Foto Rota Ciclos do Brejo

A primeira fase da rota foi apresentada a agências de turismo e jornalistas, com um roteiro que incluiu os municípios de Bananeiras, Areia, Remígio e Alagoa Grande. Criada no âmbito do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae/PB, a nova rota combina turismo rural, comunitário, de experiência, gastronômico e agroturismo.

O objetivo é impulsionar a economia local e garantir a atividade turística durante o ano todo, beneficiando os municípios envolvidos.

Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, destacou os impactos positivos que o turismo tem gerado. Tanto nas dimensões econômica, social, cultural e ambiental dos municípios da região.

LEIA TAMBÉM
Descubra 5 nordestinos que fizeram história e inspiram até hoje
Conheça a cidade do Nordeste que só elegeu indígenas

Ela ressaltou que o Sebrae está trabalhando em todas as regiões turísticas da Paraíba, promovendo uma economia mais criativa e sustentável.

Destaques da Rota Ciclos do Brejo

  • Bananeiras:
    • Visitas ao Casarão do Eco Parque Angicos, Garimpo das Artes, Engenho Rainha.
    • Exposição de produtores locais com destaque para a torra de café.
  • Areia:
    • Visitas ao Casarão Dr. José Rufino, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Engenho Ipueira e casa de farinha.
  • Remígio:
    • Conhecimento da Fazenda Tanques, patrimônio cultural e arquitetônico. Além disso,  visita ao quilombo Bonfim, onde 30 famílias cultivam produtos orgânicos.
  • Alagoa Grande:
    • Passeio histórico pelo Museu Jackson do Pandeiro, Teatro Santa Ignês e Quilombo Caiana dos Crioulos, com apresentação cultural e farinhada.

Sidnésio Moura, agente de Roteiros Turísticos do Sebrae/PB, explicou que o roteiro tem uma diversidade. Contudo, retrata tanto os ciclos econômicos do período colonial quanto o papel da mão de obra escrava na produção local de farinha.

LEIA TAMBÉM
Nordeste tem 5 praias com selo internacional de proteção ambiental
Ceará lidera crescimento da produção industrial no Brasil em agosto de 2024
Nordeste tem 10 universidades no ranking das melhores do mundo
Nordeste tem 327 prefeitas eleitas; veja números por estado

Além disso, ele destaca que a rota tem em sua composição nove destinos, cada um com suas características singulares.

Ao mesmo tempo, o roteiro conta com o apoio de diversas associações empresariais do Brejo Paraibano, como Abatur, Atura, Atuecam, Atag e o Convention Bureau de Areia.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...