O Turismo disparou no Nordeste neste ano de 2022, fazendo com que o Brasil avançasse 23% no setor. Os números revelam ainda que o patamar pré-pandemia foi ultrapassado. Ao mesmo tempo, estamos bem pertos do melhor momento histórico para o setor, que ocorreu no ano de 2014.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE e a divulgação ocorreu nesta sexta-feira (14).
Para se ter uma ideia, no último ano o crescimento do setor no Ceará chegou a 55%. Já em Pernambuco, as atividades aumentaram 33%. Por outro lado, na Bahia, o Turismo cresceu 43%. Tudo isso relacionado ao mesmo período do ano passado. A amostragem do instituto para o setor só incluiu os três estados do Nordeste.
O setor avançou 22,8%, impactado especialmente pelo crescimento das receitas das empresas de restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte aéreo, serviços de bufê, e rodoviário coletivo de passageiros. Nesse indicador, todas as regiões pesquisadas avançaram. Entre janeiro e agosto, o agregado especial de atividades turísticas acumula expansão de 39,1%.
No ano
Em agosto, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,7%, após o avanço de 1,3% no mês anterior. É o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% nesse período. Com isso, o setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Contudo, fica apenas 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014.
Você pode acessar a pesquisa completa do IBGE clicando aqui.