Uma excelente notícia para os concurseiros de plantão: nesta quarta-feira (29), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral. O certame oferecerá um total de 395 vagas. São 126 para os cargos de analista judiciário e 269 cargos de técnico judiciário. Além disso, também haverá formação de cadastro reserva.
Há vagas para todos os nove estados do Nordeste
A princípio, as provas estão previstas para ocorrerem em todo o país no dia 22 de setembro de 2024, e as inscrições estarão abertas de 4 de junho a 18 de julho.
Distribuição das Vagas
As vagas serão, ao mesmo tempo, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), exceto o TRE de Tocantins, que possui um concurso vigente. Dessa forma, o edital inclui todos os estados do Nordeste, proporcionando oportunidades para candidatos com diferentes perfis e qualificações.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
– Paraíba vai abrir sete mil vagas de concurso público
– Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda
Inclusão e Diversidade
O edital destaca a reserva de vagas para promover a inclusão e diversidade no serviço público, conforme a Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023. Estão reservadas 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a igualdade de oportunidades, garantindo um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.
Organização do Certame
A organização do certame ficará a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Ao mesmo tempo será responsável pelo planejamento, organização e aplicação das provas, que ocorrerão simultaneamente nas cidades-sede dos Tribunais Eleitorais.