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Transnordestina pode transformar Salgueiro em centro regional de escoamento

O município de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, poderá ganhar protagonismo logístico com a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir a Pernambuco, em ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
3 de agosto de 2025 - às 09:57
Atualizado 3 de agosto de 2025 - às 09:57
4 min de leitura

O município de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, poderá ganhar protagonismo logístico com a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir a Pernambuco, em outubro, para autorizar oficialmente o reinício dos trabalhos no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, paralisado desde 2016.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante entrevista à Rádio Jornal. Segundo ele, os recursos já estão garantidos no Novo PAC, e a ordem de serviço será assinada ainda este ano.

O presidente Lula durante agenda no Piaui. Foto Ricardo Stuckert/PR

Investimento de quase R$ 1 bilhão

A princípio, nesta nova etapa, serão contratados os lotes 4 e 7, que abrangem os trechos Custódia–Arcoverde (73 km) e Cachoeirinha–Belém de Maria (53 km). Como resultado, juntos, eles somam cerca de 130 km de extensão e representam investimentos próximos a R$ 1 bilhão.

“A expectativa é que, em outubro, o presidente Lula venha a Pernambuco para dar a ordem de serviço. Essa obra é estratégica não só para o Estado, mas para todo o Nordeste”, destacou Silvio Costa Filho.

Salgueiro: a “Encruzilhada do Nordeste”

Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste”, Salgueiro está situada em ponto estratégico, equidistante das principais capitais da região. O município é cortado por importantes rodovias, como a BR-116 e a BR-232, além de estar no eixo da Transposição do Rio São Francisco.

Essa localização privilegiada pode transformar a cidade em um hub de escoamento de cargas, conectando o Porto de Suape (PE), o Porto do Pecém (CE) e Eliseu Martins (PI).

Audiências públicas e planejamento integrado

A retomada das obras está sendo precedida por audiências públicas organizadas pela Sudene, envolvendo empresários, universidades, movimentos sociais e gestores públicos. Além disso, as reuniões visam atualizar o projeto e adaptá-lo às demandas logísticas e ambientais atuais.

Entre as propostas, está a criação de portos secos e entrepostos de carga no interior, para reduzir custos e fortalecer as economias regionais. “Um trem substitui 380 caminhões, reduzindo gastos e impacto ambiental”, ressaltou Danilo Cabral, superintendente da Sudene.

Conexão com a fruticultura do São Francisco

Outro objetivo é reativar a ligação ferroviária entre Petrolina e Salgueiro, interrompida nos anos 1990. Assim. a medida facilitaria o escoamento da produção de frutas do Vale do São Francisco, responsável por 90% da manga e da uva exportadas pelo Brasil.

A ideia é integrar a Transnordestina à malha ferroviária nacional, conectando-a à Ferrovia Norte-Sul e a outros corredores estratégicos.

Transporte de passageiros em estudo

Além do transporte de cargas, o governo estuda a viabilidade de retomar linhas de passageiros. Em Pernambuco, a UFPE analisa a reativação do trem entre Recife e Caruaru, desativado nos anos 2000.

Prazo e desafios

O governo federal e a Sudene trabalham com o prazo de 2026/2027 para concluir os lotes prioritários. Apesar da complexidade, lideranças políticas reforçam a importância da unidade para garantir que a obra avance.

“A Transnordestina é uma obra de interesse regional, não de governo ou oposição. Precisamos que todos remem na mesma direção”, afirmou Douglas Cintra, ex-senador.

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Detalhes a retomada da Transnordestina em Pernambuco

ItemDetalhes
TrechoSalgueiro (PE) – Porto de Suape (PE)
SituaçãoParalisado desde 2016
InvestimentoAproximadamente R$ 1 bilhão
Extensão dos lotes130 km (Custódia–Arcoverde e Cachoeirinha–Belém de Maria)
Previsão de ordem de serviçoOutubro de 2025
Prazo estimado de conclusão2026/2027
Benefícios esperadosRedução de custos logísticos, geração de empregos, integração regional

A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina representa muito mais que um investimento em infraestrutura. Afinal, trata-se de uma oportunidade de reposicionar o Sertão Central de Pernambuco no mapa logístico e econômico do país.

Além disso, Salgueiro, com sua localização estratégica e vocação de entreposto, tem potencial para se tornar um dos principais polos de distribuição do Nordeste, atraindo novas empresas, impulsionando o agronegócio, o comércio e a indústria.

Portanto. ao integrar modais de transporte, reduzir custos logísticos e facilitar o acesso aos portos, a Transnordestina pode desencadear um ciclo virtuoso de desenvolvimento, gerando emprego, renda e competitividade para toda a região.