Início » Turismo » Trade turístico destaca importância do título de Patrimônio Natural da Humanidade para os Lençóis Maranhenses

Turismo

Trade turístico destaca importância do título de Patrimônio Natural da Humanidade para os Lençóis Maranhenses

O reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade foi recebido com entusiasmo pelo setor turístico do Maranhão. O Título coloca o destino em evidência global e promete impulsionar o turismo nas cidades de ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
29 de julho de 2024 - às 08:57
Atualizado 29 de julho de 2024 - às 08:57
3 min de leitura

O reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade foi recebido com entusiasmo pelo setor turístico do Maranhão.

O Título coloca o destino em evidência global e promete impulsionar o turismo nas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz

Manoel Barbosa, presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo, acredita que este é um marco significativo para o estado, potencializando o turismo na região. Ele ressaltou a importância do apoio de todos os setores, públicos e privados, para estruturar as necessidades do estado e preparar a recepção dos visitantes.

“Estamos confiantes de que este título nos colocará entre os principais destinos turísticos mundiais. Com isso, vem a responsabilidade de apoiar este momento e estruturar nossas necessidades. Através da Câmara Empresarial de Turismo, vamos coordenar os esforços para garantir que o estado esteja preparado para receber os turistas que virão”, disse Manoel Barbosa.

Ele também destacou que o Maranhão agora se torna uma vitrine global, o que vai alavancar os Lençóis Maranhenses como um dos principais destinos internacionais. “Este reconhecimento traz os olhos do mundo para o nosso estado, permitindo-nos desenvolver a cadeia produtiva do turismo local e solidificar o progresso socioeconômico do Maranhão”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:
Lençóis Maranhenses vira Patrimônio Natural da Humanidade
Estudo revela quais os turistas que mais visitam o Nordeste
Estudantes criam luva inovadora para pacientes com Parkinson

Dayanna Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Maranhão (Abav-MA), também celebrou o título, fazendo um paralelo com o impacto positivo que São Luís experimentou ao se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade. “Estamos otimistas com a demanda, especialmente internacional, que este título trará. Assim como aconteceu com São Luís, esperamos que os Lençóis Maranhenses ganhem destaque e atração global nos próximos 10 a 20 anos”, observou Dayanna Barbosa.

Ela acrescentou que o Maranhão agora possui três títulos de patrimônio mundial da Unesco: São Luís como Patrimônio Cultural, o bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial e os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural. “Esse título traz grandes responsabilidades em relação às políticas a serem aplicadas para o parque dos Lençóis e suas áreas adjacentes. É uma responsabilidade que aceitamos com alegria, orgulhosos de possuir três títulos de patrimônio mundial”, comentou.