O reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade foi recebido com entusiasmo pelo setor turístico do Maranhão.
O Título coloca o destino em evidência global e promete impulsionar o turismo nas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos e Primeira Cruz
Manoel Barbosa, presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e coordenador da Câmara Empresarial de Turismo, acredita que este é um marco significativo para o estado, potencializando o turismo na região. Ele ressaltou a importância do apoio de todos os setores, públicos e privados, para estruturar as necessidades do estado e preparar a recepção dos visitantes.
“Estamos confiantes de que este título nos colocará entre os principais destinos turísticos mundiais. Com isso, vem a responsabilidade de apoiar este momento e estruturar nossas necessidades. Através da Câmara Empresarial de Turismo, vamos coordenar os esforços para garantir que o estado esteja preparado para receber os turistas que virão”, disse Manoel Barbosa.
Ele também destacou que o Maranhão agora se torna uma vitrine global, o que vai alavancar os Lençóis Maranhenses como um dos principais destinos internacionais. “Este reconhecimento traz os olhos do mundo para o nosso estado, permitindo-nos desenvolver a cadeia produtiva do turismo local e solidificar o progresso socioeconômico do Maranhão”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
– Lençóis Maranhenses vira Patrimônio Natural da Humanidade
– Estudo revela quais os turistas que mais visitam o Nordeste
– Estudantes criam luva inovadora para pacientes com Parkinson
Dayanna Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Maranhão (Abav-MA), também celebrou o título, fazendo um paralelo com o impacto positivo que São Luís experimentou ao se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade. “Estamos otimistas com a demanda, especialmente internacional, que este título trará. Assim como aconteceu com São Luís, esperamos que os Lençóis Maranhenses ganhem destaque e atração global nos próximos 10 a 20 anos”, observou Dayanna Barbosa.
Ela acrescentou que o Maranhão agora possui três títulos de patrimônio mundial da Unesco: São Luís como Patrimônio Cultural, o bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial e os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural. “Esse título traz grandes responsabilidades em relação às políticas a serem aplicadas para o parque dos Lençóis e suas áreas adjacentes. É uma responsabilidade que aceitamos com alegria, orgulhosos de possuir três títulos de patrimônio mundial”, comentou.