Torcida LGBT de time do Nordeste é eleita a 4ª maior do mundo

LGBT Tricolor. Foto: Reprodução
LGBT Tricolor. Foto: Reprodução

O Nordeste é orgulho em qualquer setor existente. Junto com o futebol exerce uma paixão e identidade ímpar. E quando o assunto é inclusão, aí que somos campeões. E ninguém representa melhor esse espírito do que a LGBT Tricolor, torcida do Esporte Clube Bahia, que acaba de ser eleita a quarta maior torcida LGBT do mundo, segundo ranking do Coletivo de Torcidas Canarinho LGBT.

Com 15.400 torcedores, a LGBTricolor só fica atrás da Gay Gooners (Arsenal, da Inglaterra), da Porco Íris (Palmeiras) e da torcida LGBT do Liverpool. Mas para o presidente e fundador da torcida baiana, Onã Rudá, a história é diferente: “Com certeza nós somos a primeira”.

Torcida que marca presença

Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, Onã destaca que a grandeza da torcida não está apenas no número de integrantes, mas no impacto que ela gera dentro e fora do clube: “Estamos presentes em todas as dinâmicas do clube; marcamos presença em todos os jogos e não somos uma torcida organizada tradicional. A camisa LGBT da torcida está na loja oficial do Bahia — isso é integração real”, afirma.

Criada em 2019, com apoio do próprio clube e de torcidas tradicionais como a Bamor, a LGBTricolor busca garantir espaço, segurança e respeito para torcedores LGBTQIA+ nos estádios, além de atuar ativamente em campanhas sociais e debates sobre diversidade no futebol.

Torcida LGBT Tricolor. Foto: Reprodução
Torcida LGBT Tricolor. Foto: Reprodução

As 10 maiores torcidas LGBT do mundo

Veja o ranking divulgado pelo Coletivo de Torcidas Canarinho LGBT:

🏆 Posição🏳️‍🌈 Torcida⚽ Clube👥 Número de torcedores
Gay GoonersArsenal (Inglaterra)28.700
Porco ÍrisPalmeiras (Brasil)20.000
Chelsea PrideChelsea (Inglaterra)19.300
LGBT TricolorEsporte Clube Bahia (Brasil)15.400
Pride Lily WhitesTottenham (Inglaterra)13.300
Vasco LGBTQVasco da Gama (Brasil)12.300
Rainbow DevilsManchester United (Inglaterra)9.200
As Marias de MinasCruzeiro (Brasil)8.700
Kop OutsLiverpool (Inglaterra)8.500
10ºFuracão LGBTQAthletico Paranaense (Brasil)8.400

Diversidade nas arquibancadas: um caminho sem volta

Assim, a presença cada vez maior de torcidas LGBTQIA+ em clubes tradicionais mostra que o futebol pode e deve ser um espaço de todos. Ao mesmo tempo, iniciativas como a da LGBT Tricolor colocam o Bahia na vanguarda da inclusão no esporte brasileiro. Dessa forma, mostra que torcer também é uma forma de resistir — e de existir com orgulho.