Movida a energia renovável, antena reforça a estratégia da companhia de buscar soluções inovadoras para ampliar o número de antenas e a conectividade em todo o Brasil
Um dos balneários mais famosos do Nordeste, Pipa, foi o destino escolhido pela TIM para receber a primeira antena (biosite) movida a energia eólica. A praia, localizada em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, é procurada por turistas do mundo inteiro pela combinação das ondas, dos bons ventos e da beleza natural. A operadora, alinhada aos pilares ESG, investiu na implantação do site movido a energia renovável para ampliar e reforçar a cobertura da rede 4G na localidade, situada a 77km da capital Natal e servirá em breve para testes também da tecnologia 5G.
O biosite está recebendo grafites do artista local, Rafa Santos, com cores vibrantes, que são marca registrada do trabalho dele no balneário. A proposta da solução, que é similar a um poste de iluminação pública com equipamentos de telecomunicações no seu interior, é ser incorporada à paisagem e ao mobiliário urbano, melhorando ainda mais a experiência dos clientes. Hoje há mais de 1.700 biosites no modelo tradicional em todo o país cidades e o novo equipamento eólico, instalado no Centro de Pipa, poderá reforçar a cobertura 4G até em ambientes fechados ao redor. A instalação da torre foi executada em parceria com AlfaSite.
Para Mario Girasole, vice-presidente de Relações Institucionais e Regulatórias da TIM Brasil, a instalação do biosite eólico em Pipa mostra que é possível priorizar soluções ambientalmente e energeticamente sustentáveis, contribuindo para ampliação da conectividade e alinhadas ao compromisso da TIM de ter as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “A jornada ESG da TIM já é uma realidade de mais de uma década, sendo tema prioritário desde o início das operações da empresa no Brasil. Muito desse avanço, sem dúvida, é fruto da estrutura organizacional da companhia, que estimula a inovação. O biosite é um desses recursos inovadores, bastante usado, inclusive, por prefeituras em todo o país, que agregam à ampliação da capacidade de rede, soluções como câmeras de segurança e iluminação pública”, afirma.
Do ponto de vista técnico, a antena da TIM é diferente das torres eólicas tradicionais, porque as pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. Isso garante que o movimento seja mais silencioso e eficiente, além de causar menor impacto visual.
Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, reforça os desafios e a importância estratégica da região Nordeste para a companhia: “nossa meta é atingir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. No Nordeste, estamos fazendo aportes importantes para antecipar esta meta, alcançando já cinco estados com cobertura 4G em 100% dos municípios. O biosite é um dos investimentos da operadora, representando uma solução eficiente e uma das alternativas mais sustentáveis para ampliar o número de antenas, que é fundamental para o adequado funcionamento do 5G, tão logo que a frequência for liberada pela Anatel. Até lá o equipamento poderá ser utilizado para testes da nova tecnologia”.
A TIM começou a instalação dos biosites em 2014 e, desde então, já levou a tecnologia para várias regiões do País. A solução, desenvolvida pela operadora em seu Centro de Desenvolvimento, localizado em Guaratiba (RJ), é usada para a densificação da rede de acesso móvel 4G.
Os biosites são torres metálicas com aparência de poste de iluminação pública com estrutura de transmissão de sinal e que permitem reforçar e expandir a cobertura de voz e dados. Hoje, a TIM tem mais de 1.780 biosites ativos, inclusive em áreas rurais, com cerca de 30 a 40 torres instaladas por mês. A TIM vem ainda investindo em estruturas sustentáveis para superar o desafio de conseguir chegar cada vez mais em áreas remotas e de difícil acesso, utilizando, por exemplo, fontes de energia renováveis, como é o caso das antenas com painéis fotovoltaicos, que funcionam com energia solar e que não precisam de rede elétrica para levar cobertura a rodovias e vilarejos.
“A vinda do biosite para o nosso destino é um ganho enorme para a comunidade, para os turistas e para a economia local. Somos um destino pioneiro, conectado e que promove o uso da energia limpa, buscando a sustentabilidade sempre”, acrescenta Valdenício Costa, prefeito de Tibau do Sul.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora com atuação nacional e líder em cobertura 4G. Reconhecida por estar à frente de movimentos importantes do mercado – em linha com a sua assinatura, “Imagine as possibilidades” –, a empresa é pioneira em testes do 5G no país e teve atuação protagonista no leilão da nova tecnologia, que revolucionará diversos segmentos da economia brasileira.
Por atuar comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno.
A TIM valoriza uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva e trabalha também para combater o preconceito e conscientizar toda a sociedade. Essa atuação já recebeu reconhecimentos importantes: a operadora está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
FONTE: ASSESSORIA TIM