Até esta segunda-feira (8), os eleitores sem registro biométrico têm a oportunidade de acessar os serviços da Justiça Eleitoral pela internet, por meio do sistema de autoatendimento conhecido como Título Net. Após esse prazo, aqueles sem registros biométricos terão que comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral se desejarem regularizar o título para participar das eleições municipais, agendadas para outubro.
Para verificar a situação eleitoral, é possível acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Já para os eleitores que já possuem registro biométrico, os serviços no Título Net permanecerão disponíveis, assim como o atendimento presencial em todas as unidades da Justiça Eleitoral. O prazo final para atualização do título eleitoral é 8 de maio.
Entre 9 de maio e 5 de novembro, o cadastro eleitoral estará suspenso para solicitações de alistamento, transferência de domicílio e revisão eleitoral. Durante esse período, os serviços estarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral estará concentrada na organização das eleições municipais.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem cinco shoppings entre os 10 maiores do Brasil
– Construções do Nordeste vencem Prêmio internacional
– Estado do Nordeste movimenta R$ 1,7 bilhão na alta temporada
– Maior cidade do Nordeste bate recorde de voos internacionais</a
Embora a ausência de registro biométrico não impeça o eleitor de votar nas eleições municipais, a Justiça Eleitoral destaca que a biometria proporciona maior segurança ao voto e reduz a formação de filas nas seções eleitorais.
Por outro lado, para aqueles que estão tirando o título pela primeira vez, o cadastro biométrico é obrigatório e gratuito. Nesse sentido, os jovens devem iniciar seu alistamento pelo Título Net até esta segunda-feira e comparecer a um cartório eleitoral na data agendada.
REDAÇÃO COM AGÊNCIA BRASIL