A cidade de Teresina lançou um projeto piloto que vai beneficiar turistas e a população em geral com a instalação de banheiros públicos em praças da cidade. A Superintendência das Ações Administrativas (SAAD) já concluiu a instalação dos primeiros três equipamentos na praça Edilson Rocha Lima no bairro Mocambinho, na Praça da Bandeira e na praça Saraiva, no Centro de Teresina.
Segundo o superintendente Roncalli Filho, os banheiros receberam grafite artístico, peças para acessibilidade e bebedouros na parte externa.
“Foi uma determinação do nosso prefeito Dr. Pessoa a instalação destes banheiros que trazem mais conforto e comodidade para a população do bairro. São obras que atendem a um pedido da comunidade que por aqui vive”, pontuou o superintendente.
Segundo o médico, o tratamento para o tabagismo é feito de maneira multidisciplinar – com auxílio de medicamentos e terapia, que não incluem o cigarro eletrônico, que é tão prejudicial quanto o convencional. “Foi identificada a presença de substâncias cancerígenas e da própria nicotina, que é responsável pela dependência. A chance de um fumante ter recaídas utilizando o vape é muito alta”, afirmou.
A pesquisa apontou ainda que no conjunto das capitais do Brasil, a frequência de adultos fumantes foi de 9,5%, sendo maior no sexo masculino (11,7%) do que no feminino (7,6%). No total da população, a frequência de fumantes tende a ser menor entre os adultos jovens (antes dos 25 anos) e entre aqueles com 65 anos e mais.