O evento online e gratuito reúne grandes chefs e profissionais da gastronomia regional
“O Futuro está na Origem” é o tema do Tempero Terroá 2021, evento online e totalmente gratuito, que começa nesta terça-feira (18) e vai até quinta-feira (20). A ideia é promover diálogos voltados para o desenvolvimento do mercado gastronômico do Nordeste, com foco nos empresários, profissionais e empresas da cadeia produtiva e também os consumidores.
Serão três dias de aulas, oficinas e talks sobre a identidade gastronômica e cultural do Nordeste, por meio de ingredientes, essências e histórias. O Tempero Terroá será transmitido ao vivo pelo Youtube diretamente dos estúdios preparados na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), patrocinadora do evento.
As atividades acontecem das 19h às 21h, com uma programação distribuída em cinco momentos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link do instagram @terroabr.
“O Tempero Terroá é um convite para que o Brasil e o Mundo conheçam um Nordeste que nunca foi mostrado. Começamos com o Festival Terroá, em janeiro de 2020, e agora somos um movimento. Vamos colocar em pauta uma nova proposta de economia em torno do alimento e da experiência, que seja verdadeiramente transformadora e igualitária, através dos nossos chefs, produtos, produtores e empreendedores. Queremos fazer com que as pessoas conheçam, utilizem, valorizem o Nordeste e sejam ativistas dessa nordestinidade” – ressalta Marina Sá, idealizadora do evento e fundadora da Cantaloupe, plataforma de iniciativas gastronômicas e criativas de alto impacto social.
Na programação, já estão confirmados grandes chefs e profissionais do mercado gastronômico nacional e internacional, como:
– Carmem Virgínia: chef, pesquisadora, jurada do programa “Cozinheiros em Ação” da GNT;
– Fabrício Lemos: chef revelação do Nordeste, formado pela renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu;
– Rafael Tonon: jornalista especializado em comportamentos da alimentação e correspondente da Eater, o maior portal de gastronomia dos EUA;
– Onildo Rocha: chef paraibano que já passou por diversos países levando a culinária nordestina;
– Lili Almeida: chef e colunista especial do programa “Saia Justa” do GNT;
– Josimar Melo: jornalista, crítico de turismo e gastronomia da Folha de São Paulo, Presidente do júri Brasileiro do prêmio World`s 50 Best Restaurants.
Além da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), o Tempero Terroá também conta com o apoio do Banco do Nordeste, Governo do Estado da Paraíba, PBTur, Sebrae/PB, Dam Roupas Profissionais, Tely Internet e Betânia Lácteos.
Confira a programação completa do Tempero Terroá:
Terça-feira, 18/05
19h00 – Cultura do Nosso Terroá (Joyce Alane)
19h05 – Terroá na Cozinha – Prato Litoral (Chef Renato Valadares e Chef Tito Ramalho)
19h35 – Terroá Talks – Transformação Digital na Gastronomia (Pati Abbondanza e Marcelo Politi)
19h55 – Terroá na Cozinha – Bebidas do Nosso Terroá (Lucas Santos)
20h20 – Terroá Talks – ”O Futuro está na Origem” – Futuros e tendências na gastronomia (Rafael Tonon, Rê Cruz e Vanessa Huguinin)
Quarta-feira, 19/05 – 19h às 21h
19h00 – Cultura do Nosso Terroá (Lucas Queiroga)
19h05 – Terroá na Cozinha – Prato Agreste (Chef Marcílio Cavalcante e Chef Tassio)
19h35 – Terroá Talks – Cases: Empreendedorismo de Identidade (Queijo de Cabra – Fazenda Carnaúba – PB, CAA Cerâmica – RN, Mel Mielo – PB)
19h55 – Terroá na Cozinha – Doce Nordeste – Confeitaria de Origem (Nicole Santos)
20h20 – Terroá Talks – ”O Futuro está na Origem” – A Nova Cozinha Nordestina (Onildo Rocha, Fabrício Origem, Joca Pontes e Cafira Foz)
Quinta-feira, 20/05 – 19h às 21h
19h00 – Cultura do Nosso Terroá (Bella Raiane)
19h05 – Terroá na Cozinha – Prato Sertão (Chef Onildo Rocha e Chef André Athayde)
19h35 – Terroá Talks – Turismo Gastronômico e a Importância de Experimentar o Terroá (Chef Paulo Machado e Josimar Melo)
19h55 – Terroá na Cozinha – Bebidas do nosso Terroá (Rachel Ruiz)
20h20 – Terroá Talks – ”O Futuro está na Origem” – A Origem da Gastronomia Nordestina: Influências e Raízes (Dona Carmen Virgínia, Lili Almeida e Ana Paula Boni)
FONTE: ASSESSORIA