A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), anunciou nesta terça-feira (22) dois importantes estudos para impulsionar o transporte ferroviário em Pernambuco. Os projetos incluem a reativação de uma linha de trem de passageiros entre Recife e Caruaru e a construção de uma ferrovia de carga ligando Petrolina a Salgueiro.
A princípio, a iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal para fortalecer a malha logística do Nordeste. Além disso, mira em reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade da região. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que o objetivo é “resgatar um modal que já foi forte no passado e trazer desenvolvimento sustentável para o Nordeste”.
Projetos Ferroviários em Pernambuco: O Que Está Sendo Planejado?
Projeto | Trecho | Extensão | Modal | Objetivo Principal | Previsão de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Trem de Passageiros | Recife ↔ Caruaru | 120 km | Passageiros | Melhorar mobilidade e reduzir congestionamentos na BR-232 | 1º trimestre de 2026 |
Ferrovia de Cargas | Petrolina ↔ Salgueiro | 250 km | Cargas | Escoamento da fruticultura do Vale do São Francisco e conexão com portos | Em estudo |
Linha de Trem Recife-Caruaru: Um Resgate Histórico
Ao mesmo tempo, o primeiro estudo avaliará a viabilidade de reativar ou construir uma nova linha férrea entre Recife e Caruaru, importante eixo econômico e turístico de Pernambuco. O trecho de 120 km poderá:
-
Reduzir o tráfego intenso na BR-232, que recebe cerca de 70 milhões de passageiros por ano;
-
Revitalizar o transporte ferroviário, abandonado no século passado em favor do modal rodoviário;
-
Impulsionar o turismo e o comércio no Agreste, incluindo cidades como Gravatá e Bezerros.
Danilo Cabral ressaltou que o projeto pode aproveitar estruturas já existentes, mas também pode exigir novas construções. A previsão é que os estudos sejam concluídos até março de 2026.
Linha de trem Petrolina-Salgueiro: Conectando o Sertão aos Portos
Contudo, o segundo projeto visa criar uma linha de trem de 250 km entre Petrolina e Salgueiro, no Sertão pernambucano. A ferrovia terá foco no transporte de cargas, especialmente:
-
Frutas do Vale do São Francisco (maior polo de fruticultura irrigada do país);
-
Produtos agrícolas para exportação via portos de Suape (PE) e Pecém (CE);
-
Conexão com a Transnordestina, integrando modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.
Segundo a Sudene, o transporte ferroviário pode reduzir em 40% os custos logísticos em comparação com o rodoviário, aumentando a competitividade da região.

Expansão Ferroviária no Nordeste
A iniciativa da Sudene se alinha a outros projetos do Ministério dos Transportes para expandir trens de passageiros e cargas no Nordeste, como:
-
Salvador ↔ Feira de Santana (BA)
-
Fortaleza ↔ Sobral (CE)
-
São Luís ↔ Itapecuru Mirim (MA)
Ainda de acordo com Danilo Cabral, “o Nordeste precisa de uma malha ferroviária moderna para se integrar ao desenvolvimento nacional”. Dessa forma, ele destaca que a região tem potencial logístico ainda subutilizado.
Próximos Passos
-
Firmação da parceria Sudene-UFPE nas próximas semanas;
-
Estudos técnicos e ambientais para definir a melhor rota e custos;
-
Apresentação dos resultados em 2026.
Se aprovados, os projetos podem transformar a mobilidade e a logística em Pernambuco, trazendo mais eficiência, economia e qualidade de vida para a população.