Instituições identificaram agendas em comum para fortalecer o ambiente de negócios no estado e na região.
Sudene e Lide Pernambuco estreitam aproximação para estimular ambiente de negócios regional
Prospectar oportunidades de investimentos e fortalecer o ambiente de negócios para a comunidade empresarial foram algumas das atividades em comum destacadas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pela Lide Pernambuco durante encontro realizado entre as instituições nesta quarta-feira (30) na sede da autarquia em Recife.
“O Lide atua como um ecossistema de negócios, aumentando a competitividade das empresas e melhorando a tomada de decisão dos seus líderes. Somos um canal de conexão de empresários locais com o setor público e outras empresas nacionais e internacionais e também assumimos temas desafiadores para a comunidade empresarial para desenvolvê-los através de estudos e outras ações”, explicou o presidente do Lide Pernambuco, Drayton Nejaim.
O economista-chefe da instituição, Écio Costa, também destacou os trabalhos nas áreas de competitividade empresarial e desburocratização realizados pelo Lider, que “apresentaram resultados significativos para o setor”.
O superintendente da Sudene, general Araújo Lima, também destacou que é um compromisso institucional abrir frentes que viabilizem o fortalecimento da economia do Nordeste. “Investimos bastante na construção de equipes e processos nas áreas de articulação e atração de investimentos. Hoje estamos mais próximos dos municípios que mais precisam da Sudene e também buscamos oportunidades para novos negócios que valorizem o potencial do Nordeste e minimizem os desníveis regionais”, salientou o líder da autarquia.
Os diretores das áreas de Fundos e Incentivos e Planejamento da Sudene, respectivamente Wilson e Almeida e Marcos Falcão, trouxeram para o encontro o potencial dos instrumentos da Sudene para fomentar novos negócios na região, a exemplo das linhas de crédito dos fundos regionais e incentivos fiscais, além de iniciativas como o Projeto de Desenvolvimento Federativo e o G52.
Sudene e Lide encerraram o encontro com o entendimento comum para realizar novos encontros entre janeiro e fevereiro do próximo ano com a participação de empresários locais, além de compartilhar estudos nas áreas de negócios.