Um simpósio para discutir impacto das mudanças climáticas na região Nordeste e criação de um evento em âmbito regional para debater o tema. Este foi um dos encaminhamentos do Painel Paraibano sobre Mudanças Climáticas – A Consciência pelo Conhecimento.
A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia organizou o evento. Na ocasião, discutiu a unificação de políticas públicas para enfrentar as mudanças no clima que já causam estragos na Paraíba – como períodos mais longos de seca ou de chuvas mais fortes.
O Simpósio ocorreu nessa quinta-feira (21), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa, e reuniu entidades que mostraram suas pesquisas e ações a respeito desse tema. A criação de uma reunião de âmbito regional, com o Simpósio Nordestino sobre Mudanças Climáticas, também entrou em pauta. O evento será em novembro.
Comitê
A princípio, será criado o Comitê Gestor Estadual sobre Mudanças Climáticas, com as entidades que participaram do painel. Uma primeira reunião que lançou a ideia aconteceu na tarde dessa quinta-feira. Dessa forma, contou a participação dos representantes das entidades presentes na ocasião. Contudo, em agosto, a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SEC&T) formalizará o convite para o fórum.
Algumas das entidades que participaram do evento são a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, a Sudema, a Assembleia Legislativa, a Prefeitura de João Pessoa, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a Cagepa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Empaer, a Famup, a Embrapa, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a universidades UFPB, UFCG, UEPB e IFPB.
“Iniciamos esse processo com um conjunto de lives sobre mudanças climáticas que estão disponíveis. Eu recomendo que a sociedade assista no YouTube da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia”, explica Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia. “Realizamos agora o painel paraibano e pretendemos evoluir para um encontro nordestino. Isso porque, no âmbito do Nordeste, nós temos o Consórcio Nordeste. Dessa forma, estamos iniciando um processo de construção de políticas públicas sobre o impacto das mudanças climáticas na Região”.