SG Jazz Festival será transmitido nesta sexta e sábado e dará ênfase à música instrumental feita na Paraíba

Seis dos mais importantes nomes da música instrumental paraibana marcam presença no SG Jazz Festival, que acontece nesta sexta (26) e sábado (27). O evento, que acontece em formato online, é fruto de uma parceria da Trato Produção e SG Studio Digital. No primeiro dia, o palco virtual será ocupado por Quinteto da Paraíba, WMC Música e Zé Filho e Banda. No segundo dia se apresentam Quinteto Uirapuru, Sexteto Tabajara e Grupo Pé de Choro.

Valorizar a música instrumental paraibana, dando suporte e visibilidade aos artistas que fazem parte da cena local. Estes são alguns dos objetivos do festival, que é viabilizado por edital da Lei Aldir Blanc por meio da Funjope, na categoria Webfestival. A transmissão será às 20h, pelo canal Trato Produção, no Youtube. As gravações foram feitas no SG Studio Digital.
A valorização dos trabalhadores da arte nesse momento não é só uma missão cultural, mas uma tarefa estratégica de encarar o novo normal, de amenizar os efeitos colaterais sociais que virão após o período pandêmico. Muitas vidas se perderam, o abraço está proibido e o trabalho escasso.

Além de focar diretamente nos músicos, a proposta contribui para movimentar a cadeia produtiva na cidade, sendo responsável pela contratação de profissionais direta e indiretamente. Só o casting conta com aproximadamente 30 músicos. Mais 15 profissionais atuaram nos bastidores, o que gerou uma média de 10 horas de material gravado para edição. As gravações aconteceram em dias alternados, para evitar aglomeração, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a covid-19.

“Fazer um festival de música instrumental com esses grandes instrumentistas paraibanos é um sonho que vem sendo construído desde 2017. Quando saiu esse edital da Aldir Blanc imediatamente acionei meu parceiro Sérgio Gallo e disse que era a hora. E deu certo. É uma honra para a TRATO fazer essa parceria com esse estúdio tão importante”, diz Renata Mora, da Trato.
“Procuramos começar com grupos de formações variadas para mostrar os diversos estilos que a música instrumental alcança, que vão do Jazz ao Choro, do Clássico ao Baião, do Maracatu ao Frevo. Esperamos que esse primeiro festival seja o início de um espelho para o mundo dos nossos músicos e da música instrumental da Paraíba”, reforça Sérgio Gallo, do SG Studio Digital, revelando a intenção de realizar edições futuras do festival.

Estúdio com energia solar – Um dos diferenciais é que o estúdio é pioneiro no Nordeste em uso de energia solar. O espaço utiliza placas fotovoltaicas para geração de energia desde 2017. “Tivemos que pensar em uma nova maneira para baratear o consumo e com isso manter os preços de produção e fornecer para nossos clientes uma energia limpa em seus projetos de gravações ou Lives “, revela Sérgio Gallo, músico e produtor cultural, proprietário do SG Studio Digital, que sediará o SG Jazz Festival.

Conheça as bandas
Quinteto da Paraíba – Grupo criado há três décadas na Paraíba. Tudo começou no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba e hoje é um dos mais renomados grupos de música de câmara do Brasil. Transitando com versatilidade entre a música de concerto e a música popular, o Quinteto da Paraíba tem seis álbuns gravados, além de parcerias com diversos intérpretes e compositores como Xangai, Chico César, Lenine, Sivuca, Virgínea Rosa, Toninho Ferragutti, Antônio Nóbrega. O Grupo é formado por renomados Instrumentistas da Paraíba: Ronedilk Dantas (primeiro violino), Anderson Carvalho (segundo violino), Xisto Medeiros (contrabaixo), Nilson Galvão (cello), Ulisses Silva (viola).

Zé Filho e banda – Natural de Recife, capital de Pernambuco, mas reside em João Pessoa há muitos anos. Começou estudando violão clássico no conservatório de música da UFPB, e no ano de 1984 passou a tocar guitarra, instrumento no qual sempre foi autodidata. Há 15 anos desenvolve um trabalho na área da música instrumental atuando como grande incentivador e divulgador desse estilo. Lançou seu álbum de estreia em 1997, intitulado ‘Guitar Performance’. O disco foi remasterizado e relançado em 2002, acrescido de quatro faixas bônus gravadas no SG Studio Digital. Por sua pegada firme e desenvoltura técnica chegou a ser comparado com grandes nomes como Joe Satriani e Steve Vai.

Quinteto Uirapuru – Criado em 2002, o Quinteto Uirapuru vem desenvolvendo uma intensa atividade musical em todo o Brasil, destacando-se pela qualidade e versatilidade. No repertório, prioriza a música brasileira, dando ênfase a novos compositores, além de inserir composições próprias. O grande reconhecimento em nível nacional do Quinteto Uirapuru aconteceu com a indicação do CD “Sivuca e Quinteto Uirapuru” em quatro categorias do “PRÊMIO TIM 2005”, sendo finalista na categoria “MELHOR GRUPO INSTRUMENTAL” e saindo vencedor na categoria “MELHOR ARRANJO”. Desde 2010, o Uirapuru vem desenvolvendo pesquisa sobre a Música Armorial do Nordeste. A formação para o SG Jazz Festival conta com Rucker Bezerra – 1º violino, Rodrigo Eloy – 2º violino, Paulo França – viola, Laís Oliveira – cello, Hercílio Antunes – baixo.

WMC Música – Em meio à efervescência da música instrumental paraibana nos últimos anos, surge o grupo WMC Musica, com qualidade sonora de excelência e instrumentistas bem conhecidos da música paraibana. O quarteto “WMC Musica” iniciou o trabalho em janeiro de 2019. O repertório traz composições próprias e de outros paraibanos, além de interpretações de temas de Steve Wonder, Heitor Villa-lobos, George Benson, Billy Joel, Chico Buarque e Milton Nascimento. O grupo é formado por Fernando Alves (Voz e Trompete), Glauco Andreza (Bateria), Sérgio Gallo (Baixo) e Anderson Mariano (Guitarra).

Sexteto Tabajara – Grupo de câmara fundado em junho de 2014 com o objetivo de desenvolver trabalhos voltados à exploração do repertório de música brasileira para quintetos de metais e percussão. Sabendo que a banda foi a principal escola formadora dos membros do Sexteto Tabajara. O trabalho desenvolvido no álbum “Danças de Terreiro” vem reforçar essas influências sonoras nordestinas e a sua herança musical. Com um repertório voltado para a pesquisa e interpretação de obras inéditas, tanto de compositores desconhecidos como também de mestres já consagrados. A formação conta com Emanoel Barros e Estêvão Gomes nos trompetes, Lucas Ângelo como trompista, Marlon Barros no trombone, Gilvan Pereira na tuba e Glauco Andreza na percussão.

Grupo Pé de Choro – O Grupo de choro surgiu em de João Pessoa, PB, no projeto de Extensão Universitária do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. O grupo se formou a partir da uma união de músicos que são violonistas e professores, com o intuito de divulgar e mostrar um dos ritmos mais brasileiros que é o chorinho. Juntos, eles desenvolvem releituras e arranjos de músicas de compositores consagrados e também apresentam composições próprias.A formação conta com Eduardo Fiorussi no bandolim, Heleno Feitosa (Costinha) no Saxofone tenor, Luis Umberto no violão 7 cordas, Cledinaldo Junior no violão 6 cordas, Chico Santana no pandeiro, caixa, triângulo e tambor, Mariana Rampazzo no surdo e Jader Finamore no cavaquinho.

Redes sociais:
Instagram:https://www.instagram.com/tratoproducao
Facebook: https://www.facebook.com/tratoproducao
Canal da Trato Youtube: https://youtu.be/5ftZJ26y_aA

FONTE: ASSESSORIA

Últimas

Lajedo foto Marco Pimental

Lajedo de Pai Mateus e Pico do Jabre são reconhecidos como joias do turismo de natureza

Lula vem ao Nordeste visitar obras de ramal da Transposição

salvador chuva

Nordeste pode ter chuva intensa no final de semana

Joao-Pessoa-sera-palco-de-prova-de-triathlon foto sergio lucena

João Pessoa recebe prova de triathlon Half Distance neste domingo

Fabricio Bloisi recebe seu prêmio de Personalidade do Ano. Foto: Reprodução

Conheça o nordestino escolhido a personalidade do ano em NY

Relacionadas

Lajedo foto Marco Pimental

Lajedo de Pai Mateus e Pico do Jabre são reconhecidos como joias do turismo de natureza

Lula vem ao Nordeste visitar obras de ramal da Transposição

salvador chuva

Nordeste pode ter chuva intensa no final de semana

Joao-Pessoa-sera-palco-de-prova-de-triathlon foto sergio lucena

João Pessoa recebe prova de triathlon Half Distance neste domingo