A retomada do turismo após a pandemia de Covid-19 e o crescimento do setor imobiliário são dois indicadores de desenvolvimento econômico para o país. Os segmentos vêm apresentando índices positivos nos últimos anos, movimentando a economia brasileira.
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), no 4º trimestre de 2022, as vendas do setor imobiliário bateram recorde, atingindo a marca de 9,2% no acumulado de 12 meses. Para 2023, a expectativa é a manutenção desse crescimento. Segundo a pesquisa “Comportamento Do Consumidor e as tendências para 2023”, realizada pela ABRAINC, 31% dos entrevistados tem intenção de adquirir algum imóvel.
Já o setor de turismo também tem sido foco de investimentos e está a caminho de voltar aos níveis anteriores à pandemia. De acordo com a publicação do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento do turismo nacional nos três primeiros meses de 2023 foi de 8,2 bilhões, representando um crescimento de 25,4% em comparação ao mesmo período de 2022.
Para Leonardo Beltrão, especialista imobiliário da Multiempreendimentos, parceiro do DezNoventa, a boa performance desses segmentos é uma oportunidade para os negócios se estabelecerem e se desenvolverem. Um exemplo desse impacto é o Reserva do Paiva, bairro planejado, localizado em Recife, Pernambuco, que passou por um grande desenvolvimento nos últimos anos, impulsionado pela retomada do turismo, lançamentos imobiliários e o comércio local.
“Houve uma descoberta do potencial da região, tanto para morar, quanto para investir, resultando em uma excelente oportunidade de conciliar qualidade de vida com o trabalho. Esse movimento trouxe a entrega de novos empreendimentos e o lançamento de outros, diversificando consideravelmente a tipologia dos imóveis disponíveis na região”, comenta Beltrão.
Novos empreendimentos
Acompanhando esse panorama no Reserva do Paiva, novos empreendedores perceberam a oportunidade e estão investindo no desenvolvimento desta região, como o empreendimento Novo Mundo Empresarial, que atua com o conceito de centro de negócios.
“O Novo Mundo Empresarial opera como um facilitador para os empreendedores. O centro de negócios está pronto e funcionando, com diversos modelos de salas e lojas disponíveis”, ressalta o especialista.
O empreendimento é um centro de negócios multifuncional, contando com uma área total de 56.294 m². O Novo Mundo Empresarial possui 6 torres e 1.118 unidades, com salas comerciais e lojas de 33 a 1.147 m², tem infraestrutura para convenções e eventos empresariais.