Após dois anos de restrições sanitárias por causa da pandemia, a expectativa para a ocupação hoteleira durante a retomada do carnaval é alta, repetindo o que ocorreu durante o Réveillon, quando os hotéis próximos a praias tiveram taxas de ocupação entre 95% a 100%.
“Para o Carnaval, as expectativas são boas. A gente espera uma média de ocupação em torno de 95%, chegando a pico de 100% na média de ocupação em alguns dias da festa, sobretudo nos principais hotéis da cidade, então temos essa estimativa de que a cidade esteja completamente cheia no período”, afirma Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia (ABIH-BA).
De acordo com Luciano, a procura para hospedagem no verão está aquecida com taxas de ocupação semelhantes às observadas no verão de 2019. “Esperamos ter, na alta estação, período que vai de dezembro a fevereiro, pelo menos, a mesma taxa de ocupação do período pré-pandemia, com uma média em torno de 70%”, diz.
3 milhões de turistas
Caso a taxa se mantenha, a estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é de que a receita turística gire em torno de R$5 bilhões. Além disso, a expectativa do órgão é de que a cidade receba aproximadamente 3 milhões de turistas no período que começou em dezembro do ano passado a março deste ano.
Apenas na última quarta-feira, 18, 12.578 visitantes chegaram ao porto de Salvador em três navios de cruzeiro e a estimativa é que mais outros 40 navios cheguem na capital baiana até abril.
FONTE: Do A Tarde