O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaSetor de serviços na Paraíba registra a segunda taxa de crescimento do...

Setor de serviços na Paraíba registra a segunda taxa de crescimento do País

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o setor de serviços na Paraíba está experimentando um notável crescimento, ocupando a segunda posição em taxas de crescimento no país. Durante o mês de junho, a Paraíba apresentou um crescimento de 3,2% em relação a maio, ficando apenas atrás de Roraima, que teve uma expansão de 7,2%. Isso é significativamente superior à média nacional de 0,2%.

Ao analisar a comparação entre junho deste ano e o mesmo período do ano anterior, é evidente o desempenho notável da Paraíba. Com um aumento de mais de dois dígitos, atingindo 18,6%, o estado figura como detentor da terceira maior taxa de crescimento em todo o país. Isso contrasta com a média de crescimento modesta de apenas 4,1% em nível nacional.

- Continua depois da publicidade -

Essa trajetória ascendente do setor de serviços na Paraíba também se reflete no acumulado do primeiro semestre. Com um impressionante crescimento de 12,8%, o estado mais uma vez assegura a segunda posição, ficando logo atrás de Mato Grosso, que registrou um aumento de 14,3%. Em contraste, o crescimento nacional no primeiro semestre deu-se a um ritmo mais lento, alcançando 4,7%.

Analisando as áreas de atividades, observamos que três das cinco categorias investigadas pela pesquisa apresentaram crescimento em junho. Entre esses destaques estão as empresas envolvidas em atividades jurídicas, administração de cartões de desconto e programas de fidelidade, bem como engenharia. O crescimento no segmento de atividades jurídicas pode ser atribuído aos ganhos de causas legais que algumas empresas conquistaram, resultando em um aumento de receita. Da mesma forma, o crescimento da receita proveniente de empresas de restaurantes e entretenimento teatral e musical também contribuiu significativamente para o índice geral.

LEIA TAMBEM:
Porto de Cabedelo PB é premiado por excelência em investimentos no Brasil
Pernambuco vai ganhar indústria com geração de 1.200 novos empregos
Estudo revela quais os locais mais valorizados para comprar imóveis no Nordeste

Além disso, os serviços de informação e comunicação mantiveram uma tendência positiva, registrando um aumento de 0,5% em junho e acumulando uma alta de 1,3% ao longo do período. Esse resultado é impulsionado pelo bom desempenho de empresas que atuam em portais online, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet, bem como no desenvolvimento e licenciamento de software.

Vale destacar que a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE passou por atualizações em 2023, incluindo a seleção de amostras de empresas, ajustes nos pesos de produtos e atividades, além de mudanças metodológicas. Isso visa representar de maneira mais precisa as mudanças econômicas em andamento na sociedade.

A PMS desempenha um papel fundamental na produção de indicadores que permitem monitorar o comportamento do setor de serviços no país e nos estados. Ela investiga a receita bruta de empresas formalmente estabelecidas, empregando 20 ou mais pessoas, cuja atividade principal é um serviço não financeiro. Importante ressaltar que setores como serviços e comércio, ao lado da administração pública, desempenham um papel vital na composição do PIB tanto em nível nacional quanto estadual.

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....