O armazenamento de até 152 mil metros cúbicos de GNL
A Eneva começou a oferecer um novo serviço de armazenamento de gás natural liquefeito (GNL) para outras empresas no terminal de regaseificação em Sergipe.
No terceiro trimestre, a empresa realizou a primeira operação desse tipo no navio regaseificador do Hub Sergipe, para a Qatar Energy, que é parceira da Ocean LNG, uma joint venture com a ExxonMobil que tem um contrato de longo prazo para fornecer GNL para a usina termelétrica Porto de Sergipe.
O contrato estabelece o armazenamento de até 152 mil metros cúbicos de GNL por até seis meses, até março de 2024.
O presidente da Eneva, Lino Cançado, explicou que a empresa oferece a capacidade não utilizada do navio regaseificador no contrato. A Qatar Energy, sendo uma negociadora de GNL, utiliza o serviço para aproveitar oportunidades de compra em momentos de preços baixos para revender posteriormente em cenários de preços mais altos.
Cançado destacou que essa é a primeira etapa do desenvolvimento de novos serviços relacionados à comercialização de gás na rede de gasodutos da Eneva.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer
– Cinco coisas espetaculares que você só vai ver no Nordeste
– Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo
– Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
– OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
Está previsto que o terminal de GNL de Sergipe seja conectado à rede da Transportadora Associada de Gás (TAG) em 2024. O contrato com a Qatar Energy também permite que a Eneva adquira o gás estocado, e a empresa está em conversas com a petroleira do Catar e outros possíveis fornecedores para diversificar o suprimento de gás para o próximo ano.
Sobre a Eneva
È A maior operadora privada de gás natural do país é responsável por ativos de E&P localizados nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Goiás. Oferece soluções personalizadas são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada cliente, utilizando a experiência e o relacionamento no mercado de energia e gás natural.