Secretária de Agricultura de Campina Grande articula parceria com BNB para melhorar a renda da agricultura familiar
Como parte da política de incentivo ao aumento da renda das famílias da zona rural de Campina Grande que vem sendo adotada pelo governo Romero Rodrigues, a Secretaria da Agricultura (Seagri) apresentou aos produtores rurais do município o Programa de Desenvolvimento Territorial oferecido pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), focado na atividade da avicultura de corte e de postura.
A apresentação deste programa foi feita nesta segunda-feira, 2, pela a agente de desenvolvimento do BNB, Patrícia Neves, durante reunião do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, que mensalmente é realizada na Secretaria da Agricultura, com a efetiva participação do Secretário Renato Benevides Gadelha e de técnicos da própria Seagri.
De acordo com as explicações dadas pela representante do BNB, os agricultores familiares que aderirem ao Programa de Desenvolvimento Territorial, além de contarem com a possibilidade de financiamentos para a execução do projeto, ainda serão acompanhados desde o elo da cadeia de produção, com os insumos, até o elo da comercialização e distribuição das carnes e ovos provenientes de seus respectivos viveiros.
A senhora Patrícia Neves revelou, por outro lado, que os agricultores de Campina Grande, de forma indireta, já são beneficiados por essas ações do BNB, vez que cooperativas de outras regiões do Estado atuam neste município. Contudo, segundo ela, uma vez aderindo ao programa, os produtores familiares locais podem melhorar seu nível de organização e, com isso, fundar sua própria cooperativa, no que seria mais benéfico em termos de rentabilidade.
A partir de agora, conforme acerto firmado firmado anteriormente entre o BNB e o secretário Renato Gadelha, durante reunião realizada naquela instituição de fomento do desenvolvimento rural, a Seagri irá realizar um levantamento nas comunidades e assentamentos para identificar e cadastrar os agricultores que se interessarem pelo programa.
Os agricultores também podem, se assim desejarem, comparecer à Secretaria da Agricultura para fornecerem seus dados pessoais e os locais onde residem, para dar início ao processo de adesão ao programa do BNB. Feito isto, o próprio banco visitará as propriedades desses agricultores para conhecer de perto os seus projetos de avicultura.
Ao final da reunião, o secretário Renato Gadelha se mostrou otimista quanto à viabilidade do projeto, destacando que o prefeito Romero Rodrigues, na condição de agrônomo e da sua consequente ligação com o campo, vem dando total apoio quando o assunto se refere à melhoria da renda dos produtores rurais de Campina Grande.
Fonte: Codecom