O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inicia nesta terça-feira (11), em São Luís (MA), a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG, na sigla em inglês) do G20. As sessões, que contam com a presença de representantes das principais economias globais, ocorrerão até a próxima quinta-feira (13).
O Ministério das Comunicações lidera o grupo de Economia Digital do G20
Em colaboração com os ministérios das Relações Exteriores, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Os debates abordarão temas como inclusão digital, conectividade universal e significativa, governo digital, integridade da informação e confiança no ambiente digital, além do uso da inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.
A primeira reunião foi realizada por videoconferência em janeiro, e a segunda teve lugar em Brasília, em abril. O próximo encontro está previsto para setembro, em Maceió (AL). A Cúpula de Líderes do G20 está programada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a participação dos 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.
O que é o G20?
O G 20 Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas. Ele foi criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia mundial e desenvolvimento socioeconômico global.
Quais países fazem parte do G20?
África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Ademais, países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.
Quem preside o G20?
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).