Início » Cidades » Recife » São João 2025 no Recife promete 1,2 mil atrações em 14 polos espalhados pela cidade

Entretenimento

São João 2025 no Recife promete 1,2 mil atrações em 14 polos espalhados pela cidade

De 12 a 29 de junho, o Recife viverá intensamente os festejos juninos. Serão mais de 1.200 apresentações, distribuídas em 14 polos culturais, celebrando o forró, a tradição nordestina e os santos do mês de ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
30 de maio de 2025 - às 07:46
Atualizado 30 de maio de 2025 - às 07:46
5 min de leitura

De 12 a 29 de junho, o Recife viverá intensamente os festejos juninos. Serão mais de 1.200 apresentações, distribuídas em 14 polos culturais, celebrando o forró, a tradição nordestina e os santos do mês de junho.

Nomes consagrados e muita tradição

Nomes consagrados como Alceu Valença, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Fafá de Belém, Geraldinho Lins e Maciel Melo estarão entre as atrações, ao lado de artistas homenageados como Bia Marinho, Novinho da Paraíba e Banda de Pau e Corda.

O epicentro da festa será o Sítio Trindade, ao lado da Avenida Rio Branco e do Pátio de São Pedro, mas os festejos também vão invadir diversos bairros, garantindo uma programação democrática e descentralizada.

Lançamento do São João de Recife
Lançamento do São João de Recife foto Edson Holanda

“Preservar nossas raízes é o que dá sentido ao São João do Recife. Estamos falando de uma manifestação cultural profunda, que representa a alma do nosso povo”, destacou o prefeito João Campos em coletiva de imprensa. Segundo ele, o evento valoriza não apenas artistas locais, mas toda a diversidade do estado, com destaque para as expressões culturais típicas da temporada: quadrilhas, cirandas, cocos, xaxado e muito mais.

Cores, balões e tradição a partir do dia 12

Lançamento do São João de Recife
Lançamento do São João de Recife foto Edson Holanda

A festa começa em homenagem a Santo Antônio, no dia 12, com os primeiros acordes ecoando nos polos do Sítio Trindade e do Recife Antigo. As ruas ganharão decoração especial, incluindo bandeirolas, cidade cenográfica e cenários temáticos.

A partir do dia 21, o Parque das Graças entra no circuito, com atrações voltadas para toda a família. Outros bairros como Barro, Totó, Lagoa do Araçá, Campo Grande e Cordeiro receberão programação nos dias 22 e 23. Já Brasília Teimosa, Ibura, Bongi, Vila Tamandaré e Poço da Panela festejarão São Pedro entre os dias 27 e 28. O Pátio de São Pedro entra no ritmo a partir do dia 26.

Tradição e diversidade no palco

O line-up de 2025 reforça o compromisso com a diversidade e a autenticidade da cultura nordestina. Entre os artistas já confirmados estão Assisão, Anastácia, Adiel Luna, Fulô de Mandacaru, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Jorge do Peixe com o projeto Baião Granfino, Isadora Melo, Quinteto Violado, Terezinha do Acordeon, Salatiel de Camarão e Zelyto Madeira, além de representantes da nova geração e artistas de forró pé de serra, coco e maracatu.

Sítio Trindade: coração da festa

Ao mesmo tempo, no Sítio Trindade, o São João começa com os tradicionais concursos de quadrilhas juninas. As eliminatórias das quadrilhas adultas vão de 12 a 16, com as finais nos dias 21 e 22. Já as quadrilhas infantojuvenis ocupam o espaço nos dias 23 e 24.

A princípio, o polo também será palco da Exposição de Culinária Afro-Brasileira e da tradicional Procissão dos Santos Juninos, no dia 18. Nos dias 25 e 26, é a vez do Festival de Quadrilhas da Liquajur. E no dia 19, a Orquestra Sinfônica do Recife estreia no ciclo junino, dando início à programação de shows no local, que segue até o dia 29, incluindo atrações voltadas ao público infantil nos últimos dias.

Rio Branco: forró no coração do Recife Antigo

Na Avenida Rio Branco, a festa começa com a Caminhada do Forró no dia 12, reunindo dezenas de sanfoneiros que percorrerão as ruas do bairro histórico a partir da Rua da Moeda. No mesmo dia, o tradicional Quadrilhão sairá do Armazém do Campo com destino ao Marco Zero.

O Desfile das Bandeiras anima o público no dia 14, com cortejos saindo da Rua Nova até a Rio Branco, que receberá trios pé de serra, apresentações de quadrilhas e shows entre os dias 12 e 29 de junho.

Pátio de São Pedro: fé, fogo e cultura

De 26 a 29 de junho, o Pátio São Pedro será ocupado por atrações que homenageiam São Pedro, padroeiro dos pescadores. No dia 26, o local sediará a Festa do Fogo, celebrando Xangô. Já no dia 29, o espaço marca o aniversário de nove anos da rádio pública Frei Caneca FM, com uma programação dedicada à cultura e à voz do povo recifense.

Homenagens que reforçam o legado

Três importantes nomes da música nordestina serão reverenciados no São João do Recife em 2025:

  • Banda de Pau e Corda: Com mais de 50 anos de história, o grupo é símbolo da fusão entre poesia e música popular nordestina. Representou o Brasil no exterior e mantém viva a essência cultural do Recife.

  • Bia Marinho: Poeta e cantora do Sertão do Pajeú, é herdeira de Louro do Pajeú e mantém viva a tradição da rima e da poesia de cordel.

  • Novinho da Paraíba: Sanfoneiro autodidata de Monteiro, na Paraíba, carrega no fole a história da música nordestina, com décadas dedicadas ao forró autêntico.

LEIA TAMBÉM
Maceió tem investimentos históricos em Mobilidade Urbana
Universidades e institutos federais do Nordeste ganham reforço no orçamento
Conheça o nordestino que ganhou R$ 1 milhão de Luciano Huck
Nordeste domina buscas por viagens a dois no Dia dos Namorados