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Salvador teve crescimento de 50% em turismo de negócios

Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) , com o final da alta temporada e do verão, um setor que começa a se aquecer é o turismo de negócios em Salvador.

O setor movimentou cerca de R$ 1 bilhão na economia soteropolitana no ano passado e a expectativa é de que os números sejam superados. Somente o Centro de Convenções de Salvador teve um aumento de 50% na procura para eventos nos três primeiros meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.

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Em 2022, foram realizados 97 eventos no Centro de Convenções de Salvador. Para esse ano, já estão marcados 150 atividades até o final de dezembro. O crescimento é de mais de 54%.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, investir no turismo de negócios é estratégico e fundamental para aquecer a economia soteropolitana. “Temos hotéis mais estruturados e também os mais em conta, táxi, transporte público, exposições e muitos outros atrativos. Esse valor de R$ 1 bilhão é o que conseguimos contar. Eu diria que é muito mais. Se você imaginar quanto que o lazer e a felicidade de estar em Salvador multiplicam para a cidade, esse valor é muito maior”, ponderou.

Para o diretor do Centro de Convenções, Ludovic Moullin, os atrativos da capital baiana e a estrutura do equipamento municipal são determinantes para que mais eventos aconteçam em Salvador. “O trabalho que a cidade faz para trazer eventos e para fazer de Salvador um destino atrativo é extremamente importante. Isso é o principal. Fora que hoje podemos contar com um equipamento de grande porte, um dos maiores centros de convenções de todo o Brasil, que está na capital baiana”, afirmou.

Perfil do turista
Nos dados divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, traçou o perfil do turista de negócios que vem para a capital baiana. A maioria (59,3%) é do sexo masculino, tem renda superior a R$ 5,6 mil, é empregado do setor privado (41,2%) e fica em média sete noites em Salvador. A média de gastos por turista que vem a negócios é de R$ 1.131,00 e os hotéis são a principal forma de hospedagem (40,6%). Para o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Luciano Lopes, é esse setor que mantém altas as taxas de ocupação na capital.

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