Um voo direto de Varsóvia trouxe 292 turistas poloneses para Salvador, neste domingo (29), no final da tarde. Eles desembarcaram no aeroporto da capital baiana e foram recebidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com capoeiristas, baianas típicas e a percussão do bloco afro Muzenza. A cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska, e a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, deram as “boas-vindas” aos visitantes.
“Fiquei encantada com essa recepção. A musicalidade e a fita santa que recebi me impressionaram. As pessoas aqui são muito simpáticas e sorridentes”, disse a polonesa Dominga Burka, de 25 anos.
“Conheci a Bahia pela internet e pela operadora Itaka, e fiquei com muita vontade de vir nesse grupo. Estou muito animado e tenho certeza que vou gostar das praias”, contou o polonês Andrew Jacewr, 50 anos.
O voo charter da companhia aérea Lot Polish foi negociado pelo governo baiano com a operadora Itaka, a maior do Leste Europeu, até abril de 2024, sempre aos domingos, com o apoio da empresa de receptivo Amahuaca, parceira da Itaka no Brasil. A expectativa é que, nesse período, sete mil poloneses visitem o estado, iniciativa que conta também com a parceria do Salvador Bahia Airport (Rede Vinci).
“Começamos as negociações em feiras de turismo internacionais. A Itaka veio ao estado para conhecer nossos atrativos, e nós retribuímos com a visita de uma comitiva baiana à Vasórvia, onde capacitamos operadores e agentes de viagens poloneses sobre o destino Bahia. Agora, celebramos a realização desse voo inédito”, explicou Giulliana Brito.
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Antes da chegada do voo, a cônsul polonesa visitou a Igreja do Bonfim, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, a Marina da Penha e o Pelourinho, pontos turísticos de Salvador que devem sem visitados pelos turistas europeus, além de passeios pela Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina.
“Estamos abrindo um novo capítulo nas relações entre a Polônia e o Brasil, por meio dessa aproximação com a Bahia. Os poloneses poderão conhecer toda a beleza, a riqueza e os encantos que o estado oferece, com a possibilidade de atrair mais turistas do nosso país”, destacou a cônsul Marta Olkowska.