A realização do Grand Pavois em Salvador é uma iniciativa do Comitê Náutico
Teve início o Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, na Bahia Marina, no Comércio, com entrada franca para o público. A programação vai até domingo (19) e inclui diversas atividades relacionadas à economia do mar, como fóruns, mesas-redondas e exposições que reúnem pesquisadores, velejadores e empresários do setor. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, participou do primeiro dia, que contou com uma palestra de Lars Grael, velejador, campeão mundial e medalhista olímpico.
Bruno Reis destacou o potencial de Salvador na economia do mar, ressaltando que esse setor representa 20% do PIB nacional e 95% do comércio exterior. Ele enfatizou a extensão territorial da cidade na Baía de Todos-os-Santos e a capacidade do setor de gerar empregos e receitas tributárias significativas. O prefeito anunciou projetos para a implantação de novas marinas, construção de píeres e desenvolvimento de uma via náutica.
Durante o evento, a Prefeitura e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) estabeleceram uma parceria para implementar o projeto Archemar-Salvador, visando potencializar a arqueologia marítima e subaquática na Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa inclui a criação de um Centro de Pesquisa e Referência em Arqueologia e Etnografia do Mar (CRMar) e do Museu Aberto da Baía-de-Todos os Santos (MABaía) na cidade.
LEIA MAIS:
– Nordeste desbanca a França e vai sediar um dos maiores salões náuticos do mundo
O reitor da Ufba, Paulo Miguez, falou sobre a parceria e a importância de preservar o patrimônio histórico, cultural e natural da Baía de Todos-os-Santos. O centro de pesquisa produzirá conhecimento para promoção e divulgação, enquanto o museu contará com exposições físicas e virtuais para promover o aprendizado sobre sítios arqueológicos, patrimônio etnográfico e histórico-cultural da baía.
LEIA TAMBÉM:
– A disputa centenária que pode mudar o mapa do Nordeste
– Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
– OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
O prefeito salientou que a realização do Grand Pavois em Salvador é uma iniciativa do Comitê Náutico, criado no início de sua gestão. Destacou ainda a abertura do SAC Náutico, uma estrutura no Comércio que simplifica questões burocráticas relacionadas à economia do mar.
Lars Grael, em sua palestra, abordou temas como motivação e curiosidades de sua carreira. Ele elogiou a visão do prefeito voltada para o turismo e o desenvolvimento náutico, destacando o ineditismo do SAC Náutico, que reúne diversas instâncias para agilizar questões burocráticas na área.