O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN), lançou cinco cursos de qualificação profissional e técnica para 46 municípios potiguares.
Entre os municípios contemplados estiveram presentes na solenidade representações de Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.
“Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora.
A partir de maio, serão realizados cursos de “técnicas para garçom”, “gestão de pequenos negócios em comércio e serviços”, “boas práticas no manejo de alimentos”, “instância de governança municipal” e “turismo de base comunitária”. Os recursos investidos na realização dos cursos somam quase 1 milhão de reais, e foram disponibilizados pelo projeto Governo Cidadão.
“A gente agradece ao Governo do Rio Grande do Norte por levar essas formações para o litoral norte. Nossa cidade está recebendo o curso de “técnicas para garçom”, o que vai capacitar nossos trabalhadores a receber melhor o turista que vem do exterior e de todo o Brasil. A gente tem certeza que esses são cursos de qualidade e que os nossos jovens serão bem capacitados para garantir um atendimento de excelência para os turistas”, disse Renato de Doquinha, prefeito de São Miguel do Gostoso.
O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1500 vagas, em cursos com duração variável entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, uma série de cursos capacitou 332 pessoas em 24 cidades potiguares.
“Os lançamentos desses cursos fortalecem uma diretriz que temos assumido na Setur: a de levar formação técnica para os municípios potiguares a fim de melhorar a capacitação dos trabalhadores e servidores públicos do turismo. Queremos com isso pavimentar o caminho para a regionalização do turismo potiguar, ampliando o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do estado”, analisa Aninha Costa.