O Governo do RN firmou um memorando de entendimento com a Petrobras para a implantação de um projeto piloto de usina de geração de energia em alto mar (offshore) no litoral norte do Estado.
A governadora destacou: “O Rio Grande do Norte mais uma vez estabelece parcerias históricas com a Petrobras. Já fomos o principal produtor de petróleo em terra, atualmente somos líderes em energia renovável em terra e agora estamos assumindo esse protagonismo na produção de energia renovável offshore. Essa parceria assegura que seremos os pioneiros no Brasil com um projeto piloto de geração de energia no mar.”
Fátima Bezerra ressaltou que o RN está entrando em um novo ciclo de investimentos que impulsionarão o crescimento econômico de forma sustentável. “A expansão das energias renováveis é um caminho irreversível. Estamos bem posicionados nesse processo e este novo ciclo incluirá a produção offshore e o Porto Indústria Verde, que apoiará esse processo, inclusive a geração de hidrogênio verde”, afirmou a governadora.
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, mencionou que o projeto piloto vai estabelecer conceitos sobre infraestrutura para a produção offshore, testar práticas e manejo ambiental. “O RN já fez sua transição energética, passando de maior produtor de petróleo em terra para líder em energias renováveis no país. Isso será ampliado ainda mais, pois a costa do estado é o local mais competitivo e atrativo para o offshore.”
O memorando prevê que o Governo do Estado promova ações necessárias para viabilizar oportunidades identificadas pela Petrobras em relação ao projeto piloto de Eólica Offshore, alinhe o projeto com programas e políticas estaduais, e atue como facilitador, dando suporte e agilizando os processos necessários para estudos e pesquisa visando o desenvolvimento e implantação do projeto de Eólica Offshore, entre outras atribuições.
LEIA TAMBÉM:
– Não deu praia! O que fazer em um feriado chuvoso no Nordeste
– Caixa leiloa imóveis do Nordeste com desconto de até 50%
– Nordestina é campeã mundial de boxe e favorita ao ouro olímpico
O evento de assinatura do memorando, realizado no auditório da Governadoria em Natal, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor financeiro da Petrobras, Sérgio Caetano, o vice-governador Walter Alves, deputados estaduais, representantes de instituições de ensino superior e entidades empresariais, além de membros do governo e outros parceiros estratégicos.