Início » Esportes » RN desponta como um dos melhores destinos do mundo para kitesurf

Esportes

RN desponta como um dos melhores destinos do mundo para kitesurf

O Rio Grande do Norte vem se consolidando como um dos principais destinos globais para a prática de esportes náuticos e de aventura, especialmente o kitesurf. O potencial do estado foi destacado no Plano Brasis, ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
29 de agosto de 2025 - às 08:30
Atualizado 29 de agosto de 2025 - às 08:30
3 min de leitura
Festival de kitesurf e wingfoil destaca o RN como referência mundial Foto Rogerio Vital
Festival de kitesurf e wingfoil destaca o RN como referência mundial Foto Rogerio Vital

O Rio Grande do Norte vem se consolidando como um dos principais destinos globais para a prática de esportes náuticos e de aventura, especialmente o kitesurf. O potencial do estado foi destacado no Plano Brasis, elaborado pela Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae, que apresenta a diversidade cultural e turística do Brasil com o objetivo de atrair mais visitantes internacionais.

Segundo o documento, o território potiguar reúne condições naturais únicas, como ventos fortes e constantes, águas cristalinas e paisagens paradisíacas, que favorecem desde iniciantes até atletas profissionais que buscam evolução no esporte.

Barra do Cunhaú no centro das atenções

Barra de Cunhau um dos destinos ideias para Kitesurf no mundo Foto Rogério Vital

Entre os dias 11 e 14 de setembro de 2025, a praia da Barra do Cunhaú, no litoral sul potiguar, receberá o Festival Kite Master 2025, que promete transformar o estado em palco internacional dos esportes movidos a vento. O evento reunirá atletas nacionais e estrangeiros em disputas de kitesurf e wingfoil, distribuindo R$ 40 mil em prêmios.

Além disso, a competição faz parte da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Wingfoil (ABWing) e da 1ª Etapa do Circuito Potiguar de Kite & Wing, organizado pela Federação de Esportes Náuticos do RN.

Turismo, economia e sustentabilidade

Mais do que um evento esportivo, o festival tem impacto direto na economia local. Atraindo turistas do Brasil e do exterior, movimenta pousadas, restaurantes, bares, comércio e serviços da região, além de incluir na programação atrações culturais, ativações de marcas e oficinas ambientais voltadas à sustentabilidade.

De acordo com a Emprotur, o crescimento do turismo internacional no RN confirma essa vocação: em 2024, o estado recebeu 25,9 mil turistas estrangeiros e, apenas nos dois primeiros meses de 2025, já registrou um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais mercados emissores são Portugal, França, Espanha, Itália e Argentina.

RN no mapa mundial do turismo de vento

Para o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, o Festival Kite Master fortalece o posicionamento do estado como referência global.

“Nós temos os melhores ventos do país durante o ano inteiro e uma geografia que proporciona experiências inesquecíveis. Apoiar eventos como o Kite Master reforça nosso compromisso em colocar o Rio Grande do Norte nas melhores prateleiras do turismo de aventura e esportes de vento”, afirmou.

O organizador do evento, Henrique da Costa, acrescenta que a edição de 2025 vai ampliar a visibilidade internacional do estado.

“Com o Festival Kite Master, o Rio Grande do Norte reafirma sua vocação para os esportes náuticos e se consolida como destino mundial de turismo de aventura, aproveitando ventos e belezas naturais como ativos estratégicos”, destacou.

Patrocínio e apoio

A edição 2025 do Festival Kite Master conta com patrocínio da Emprotur, Allabard, North Kites, Filho do Vento, Dois A, Aventora e Grupo Genesis, além do apoio da Prefeitura de Canguaretama e empresas locais como Be. Move Academias, Emagrecer Spa, Mac Madeiras, Restaurante Cicchetti, Cervejaria Raffe e PG Prime.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.