Missão potiguar também busca novos mercados e investidores para a produção de frutas no Rio Grande do Norte
Nesta segunda-feira (02), a governadora Fátima Bezerra desembarcou na Espanha com o objetivo de promover encontros com empresas interessadas em investir em setores estratégicos para o Rio Grande do Norte, como a produção de energias renováveis, infraestrutura portuária e agricultura.
Recentemente, o Rio Grande do Norte implementou o Plano Estadual de Baixo Carbono, uma iniciativa que projeta o estado em um novo patamar econômico, com diversas linhas de financiamento disponíveis para o agronegócio e agricultura familiar.
Após enfrentar dificuldades devido à pandemia, a economia do estado tem demonstrado sinais de recuperação, com a criação de 24 mil novos empregos com carteira assinada no ano passado. A expectativa é que esse desempenho positivo se mantenha em 2023, com uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,3%, o terceiro maior entre os estados brasileiros e o primeiro na região Nordeste.
Além disso, o Rio Grande do Norte se destaca no setor industrial, registrando um crescimento de 16,5% em junho de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do IBGE.
A Petrobras aguarda a autorização do Ibama para iniciar os trabalhos de prospecção e exploração de petróleo e gás na Bacia Potiguar. A estatal planeja investir 3 bilhões de dólares nos próximos cinco anos nessa região, do RN ao Amapá, o que representa um novo ciclo de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte.
LEIA TAMBÉM:
– A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
– Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
– O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
– Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste
A governadora Fátima Bezerra enfatizou a importância desse investimento para a economia local, destacando os benefícios em termos de emprego, renda e receitas tributárias tanto para o estado quanto para os municípios.
Hidrogênio Verde
Na quarta-feira (04), a delegação do RN fará uma visita à sede da Iberdrola, onde haverá apresentação das usinas de produção de hidrogênio e amônia verde. A Iberdrola tem mais de 60 projetos de produção de hidrogênio verde em oito países, incluindo Brasil, Espanha e Estados Unidos. Ao contrário do carvão e do petróleo, o hidrogênio é uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar.
No mesmo dia a governadora visita a fábrica de eletrolizadores da Nordex, na cidade de Puertollano, onde também está localizada a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, operada pela Iberdrola, e assina Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento cadeia industrial de hidrogênio de baixo carbono no Rio Grande do Norte.
Na quinta-feira (05), a delegação potiguar terá encontro com empresários e investidores espanhóis quando será apresentado o potencial do RN no setor de geração de energias renováveis, que inclui o Porto-Indústria Verde e a produção de hidrogênio verde.