A chegada de datas comemorativas, sendo elas feriados oficiais ou não, costuma afetar consideravelmente os resultados de vendas — incluindo o e-commerce.
Uma das datas mais aguardadas para o setor é o Carnaval. A princípio, foi impactado significativamente nos últimos dois anos pela pandemia de COVID-19. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2021 o país deixou de circular R$ 8 bilhões nesse período.
Com a volta oficial dos blocos de rua, inclusive, nas prévias que agitam os finais de semana, também se retomam as oportunidades de faturamento para o e-commerce.
De acordo com dados da Magis5, hub de automação e gestão de e-commerce nos marketplaces, teve categoria que aumentou quase 30% o volume de vendas em dezembro.
Os destaques são dos stores de decoração (26,3%), seguida de calçados, roupas e acessórios (9%). Ao mesmo tempo, também se destacam beleza e cuidados pessoais (7,8%).
Para os meses de janeiro e fevereiro, a expectativa da empresa é de que as vendas desses produtos sigam aumentando.
“Nos últimos anos a festividade não ocorreu conforme o planejado. Contudo, muitos que festejam estarão animados para a data. E certamento isso pode significar maior movimentação em relação ao período pré-pandemia e, consequentemente, afetará a economia do país”, destaca Claudio Dias, CEO da Magis5.