O potencial do empreendedorismo inovador no Nordeste foi tema de debate na tarde desta sexta-feira (7) durante o Nordeste On, maior evento de empreendedorismo e inovação da região, que está acontecendo em João Pessoa.
Participantes do NEon conheceram principais iniciativas do Startup Nordeste para fomentar o desenvolvimento de iniciativas da região
O Sebrae destacou ao público diversas iniciativas, incluindo informações sobre o segundo ciclo do programa Startup Nordeste, que disponibilizará 595 bolsas para empreendedores em todos os estados da região.
Durante a apresentação, foram compartilhados dados e resultados de startups apoiadas pelo programa nos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, ressaltou a importância dos projetos, enfatizando como o Startup Nordeste apoia iniciativas que conectam ciência ao empreendedorismo. Ele destacou que isso incentiva os jovens, especialmente os em idade escolar, a desenvolver soluções inovadoras que considerem as particularidades locais, seja para resolver problemas ou explorar oportunidades.
“Temos observado um avanço significativo no Nordeste em termos de educação técnica e superior, além da criatividade inerente à população jovem. Isso cria um grande potencial para conectar essa juventude educada e criativa com os desafios locais. Essa é a missão do Sebrae”, explicou Bruno Quick. Ele também mencionou que uma das metas do Sebrae no Nordeste é expandir suas ações para o interior, fortalecendo os ecossistemas de inovação.
LEIA TAMBÉM:
– Pernambuco recebe R$ 235 milhões em investimentos que vão gerar 2,8 mil empregos
– Cinco coisas que tornam o Nordeste o ‘top’ do meio ambiente
– Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água
João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae/RN, salientou a colaboração entre os Sebraes da região, exemplificada pelo evento NEon, além das iniciativas focadas na economia criativa, ambas promovendo a inovação. “Os ecossistemas locais de inovação são fundamentais para o processo de interiorização das startups”, afirmou.
Márcio Pereira, vice-presidente da Confederação das Fundações (Confap), avaliou de forma positiva a integração entre o Sebrae, instituições de ensino e pesquisa, como as Fundações de Amparo à Pesquisa. Ele destacou que o cenário das startups no Nordeste é transformador, unindo ciência, educação e empreendedorismo. “Há uma transformação em andamento e o Nordeste está se destacando. As instituições devem continuar incentivando os empreendedores a desenvolver soluções para a comunidade, aproveitando as potencialidades locais”, completou.