Partida acontecerá do Marco Zero da capital pernambucana.
As embarcações estão prontas para zarpar! Agora, é só aguardar a chegada do sábado (23/09), quando terá início a 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha – Refeno. As inovações deste ano foram reveladas à imprensa na quarta-feira (13/09), durante uma coletiva realizada no Restaurante Chicama.
Estiveram presentes no evento Delmiro Gouveia, Comodoro do Cabanga; Paulo Perez, Presidente do Conselho Deliberativo; Otávio Mignot, Vice-Comodoro; Edival Júnior, Presidente da Comissão de Regata da Refeno; Comandante Frederico Medeiros, Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE); Wagner Lyra, Gerente Geral da Administração de Fernando de Noronha; e Marcos Vinicius, estrategista de negócios da Ambipar Group.
“Estamos extremamente contentes por realizar mais uma edição da Refeno, a 34ª. Contaremos com a inscrição de 95 embarcações e mais de 700 tripulantes. Com o apoio da Marinha e da Administração de Fernando de Noronha, estamos preparando mais um grande evento. Mantendo sempre a preocupação com a preservação do meio ambiente, estamos expandindo nossa parceria com uma empresa que irá compensar as emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou o Comodoro Delmiro Gouveia.
A grande inovação da Refeno este ano é a ênfase na sustentabilidade. Com o suporte do Genio Carbon, 2023 marcará a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. Além de medir as emissões de gases de efeito estufa do evento, o Genio Carbon também irá compensar essas emissões por meio da plataforma Genio Carbon Marketplace.
“O esporte da vela em si já é sustentável, mas todas as atividades relacionadas à regata geram emissões de gases de efeito estufa, desde a produção dos alimentos servidos, o deslocamento das equipes, a utilização de aviões, o combustível dos veículos e dos barcos de apoio, até a energia elétrica consumida. Temos um software que realiza esses cálculos e vamos adotar esse sistema na Refeno deste ano”, explicou Marcos Vinicius, estrategista de negócios da Ambipar, responsável pelo Genio Carbon.
LEIA TAMBÉM
– Maior cidade do Nordeste só terá ônibus 100% elétricos
– Escola pública do Nordeste disputa prêmio de melhor do mundo
– Seu Réveillon no destino mais procurado do Nordeste; saiba mais
– NORDESTE tem ranking das melhores cidades para idosos
A Maior Regata Oceânica da América Latina terá a participação de 95 barcos, de 15 estados do Brasil. O estado com maior representatividade é São Paulo, com 19 inscritos. Em seguida, Bahia e Pernambuco, com 17 e 16 veleiros respectivamente. O Rio de Janeiro vem com 13 barcos. Também vão competir embarcações de Rio Grande do Sul (7), Paraíba (4), Paraná (3), Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina (2 cada) Pará, Alagoas e Distrito Federal (1 cada).
Teremos ainda três estrangeiros, sendo dois da Argentina – Ladino e Wisdom – e um da África do Sul, o Arabella. Reforçando que a organização da regata e ICMBio estipulam como limite 100 embarcações para o evento.
REDAÇÃO