Refinaria do Nordeste amplia produção de diesel em 40%

refinaria de abreu e lima Pernambuco
refinaria de abreu e lima Pernambuco foto reprodução

A Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca, na região metropolitana do Recife, concluiu uma importante etapa de modernização que amplia sua capacidade de produção de óleo diesel. Com a finalização das obras no Trem 1, a capacidade de refino da unidade passou de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia, representando um aumento significativo de 40% na produção de diesel S-10, considerado mais sustentável.

Investimento e benefícios na modernização

REFINARIA DE ABREU E LIMA
REFINARIA DE ABREU E LIMA

O projeto de modernização, conhecido como “revamp”, contou com um investimento de R$ 93 milhões. Com essa ampliação, a refinaria reforça seu papel estratégico na transformação do petróleo do pré-sal em combustíveis de alta qualidade.

Atualmente, a Rnest tem a maior taxa de conversão de petróleo cru em combustível entre todas as refinarias do Brasil, atingindo 70% de eficiência. Esse aumento na produção também reduz a dependência do país em relação ao óleo diesel importado.

Em 2024, a refinaria produziu 3,1 milhões de litros de diesel S-10, equivalente a 12% de toda a produção desse combustível pela Petrobras. Esse volume seria suficiente para abastecer aproximadamente 6,7 milhões de caminhões.

Sustentabilidade e Comercialização de Resíduos

A Rnest também se destaca por sua tecnologia inovadora na conversão de gases poluentes em produtos comercializáveis. A unidade U-93 Snox, inaugurada em dezembro de 2024, transforma óxidos de enxofre e de nitrogênio em ácido sulfúrico, que é utilizado em processos industriais e na purificação de água.

Essa estrutura é a primeira do tipo a operar nas Américas e a terceira no mundo. Desse modo, reduzindo significativamente a emissão de gases poluentes e gerando receita adicional para a empresa.

Refinaria Abreu e Lima. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Refinaria Abreu e Lima. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

LEIA MAIS Porto Digital divulga lista preliminar de selecionados

Expansão Futura

Atualmente, está em andamento o processo de contratação para a conclusão das obras do Trem 2. A princípio, o novo equipamento permitirá a duplicacão da capacidade de refino da refinaria. Quando finalizada, a unidade poderá processar 260 mil barris diários de petróleo, produzindo 13 milhões de litros de diesel S-10 por dia, o suficiente para abastecer 10,5 milhões de caminhões anualmente. A previsão da Petrobras é atingir essa capacidade até 2029.

Tabela: Impactos da Expansão da Rnest

IndicadorAntes da ExpansãoDepois da ExpansãoPrevisão para 2029
Capacidade de refino (barris/dia)115 mil130 mil260 mil
Produção de Diesel S-10 (litros)3,1 milhões3,7 milhões13 milhões
Abastecimento de caminhões6,7 milhões8 milhões10,5 milhões
Investimento no revamp (R$)93 milhõesNão divulgado

A ampliação da Refinaria Abreu e Lima é um marco importante para a indústria de refino no Brasil. Assim, com maior produção, eficiência e sustentabilidade, a unidade se consolida como uma das mais modernas do mundo. Dessa forma, ajudando a reduzir a dependência de importações e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.

LEIA TAMBÉM
Aracaju revoluciona transporte público com patinetes elétricos
Conheça a cidade do Nordeste que criou sua própria moeda
Nordeste tem usina de processamento de urânio em construção